Prevenção do uso de substâncias psicoativas entre estudantes: multiplicadores em ação.
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v3i3.9839Resumo
O artigo objetiva demonstrar a atuação de um multiplicador, que participou do projeto de prevenção entre escolares, e o significado desta ação para os adolescentes integrantes deste projeto. O estudo, portanto, caracteriza-se como um relato de experiência. O projeto Conectando Saberes e Prevenindo o Uso de Substâncias Psicoativas: Dialogando com a Comunidade, teve início no ano de 2010 em uma escola pública municipal situada no município de Vitória ES, e é desenvolvido como uma das principais atividades do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (CEPAD) da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). O projeto divide-se em duas fases: 1) Escolha dos multiplicadores e construção de um espaço que estimule reflexões e discussões sobre os aspectos relacionados ao uso de álcool, tabaco e outras drogas e 2) Atuação dos multiplicadores de forma ativa na escola (objeto deste artigo). Como resultados parciais, têm-se as ações educativas produzidas pelos adolescentes, bem como uma oficina dirigida por um destes multiplicadores, cuja temática versa sobre o protagonismo juvenil e potencialização de fatores pessoais de proteção ao uso de substâncias psicoativas entre adolescentes.
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