Prevenção do uso de substâncias psicoativas entre estudantes: multiplicadores em ação.

Autores

  • Camila Barcelos Vieira UFES
  • Karine Felipe Barbosa UFES
  • Tamiris Oliveira Scardua UFES
  • Luanna C. Loss UFES
  • Angela de Almeida Siqueira UFES
  • Ketma dos Santos Armondes Belmiro UFES
  • Lorena Silveira Cardoso UFES
  • Profª. Drª. Marluce Miguel de Siqueira UFES

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v3i3.9839

Resumo

O artigo objetiva demonstrar a atuação de um multiplicador, que participou do projeto de prevenção entre escolares, e o significado desta ação para os adolescentes integrantes deste projeto. O estudo, portanto, caracteriza-se como um relato de experiência. O projeto Conectando Saberes e Prevenindo o Uso de Substâncias Psicoativas: Dialogando com a Comunidade, teve início no ano de 2010 em uma escola pública municipal situada no município de Vitória ES, e é desenvolvido como uma das principais atividades do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (CEPAD) da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). O projeto divide-se em duas fases: 1) Escolha dos multiplicadores e construção de um espaço que estimule reflexões e discussões sobre os aspectos relacionados ao uso de álcool, tabaco e outras drogas e 2) Atuação dos multiplicadores de forma ativa na escola (objeto deste artigo). Como resultados parciais, têm-se as ações educativas produzidas pelos adolescentes, bem como uma oficina dirigida por um destes multiplicadores, cuja temática versa sobre o protagonismo juvenil e potencialização de fatores pessoais de proteção ao uso de substâncias psicoativas entre adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Barcelos Vieira, UFES

Acadêmica do curso de Enfermagem; Membro da Equipe Técnica do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (CEPAD) da UFES

Karine Felipe Barbosa, UFES

Acadêmica do curso de Enfermagem; Membro da Equipe Técnica do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (CEPAD) da UFES

Tamiris Oliveira Scardua, UFES

Acadêmica do curso de Enfermagem; Membro da Equipe Técnica do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (CEPAD) da UFES

Luanna C. Loss, UFES

Acadêmica do curso de Psicologia; Membro da Equipe Técnica do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (CEPAD) da UFES

Angela de Almeida Siqueira, UFES

Pedagoga, Aperfeiçoamento Profissional em Substâncias Psicoativas;  Membro da Equipe Técnica do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (CEPAD) da UFES

Ketma dos Santos Armondes Belmiro, UFES

Psicóloga; Aperfeiçoamento Profissional em Substâncias Psicoativas ;  Membro da Equipe Técnica do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (CEPAD) da UFES

Lorena Silveira Cardoso, UFES

Enfermeira, Aperfeiçoamento Profissional em Substâncias Psicoativas; Membro da Equipe Técnica do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (CEPAD) da UFES

Profª. Drª. Marluce Miguel de Siqueira, UFES

Profa. Associada IV do Depto. de Enfermagem e dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) e Saúde Coletiva (PPGSC). Coordenadora de Pesquisa do CEPAD-UFES e Orientadora.

Downloads

Como Citar

Vieira, C. B., Barbosa, K. F., Scardua, T. O., Loss, L. C., Siqueira, A. de A., Belmiro, K. dos S. A., … de Siqueira, P. D. M. M. (2015). Prevenção do uso de substâncias psicoativas entre estudantes: multiplicadores em ação. Revista Guará, 3(3). https://doi.org/10.30712/guara.v3i3.9839

Edição

Seção

Artigos