HIGIENE, ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA E PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO NO ENSINO BÁSICO:A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM LÚDICA.
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i13.21170Resumo
O número de desordens metabólicas aumentou substancialmente nas últimas décadas em decorrência das mudanças dos hábitos de vida da sociedade, que são baseados em um cotidiano sedentário e associados a ingesta de alimentos hipercalóricos e de baixo valor nutricional. Quanto mais precocemente esses hábitos prejudiciais são observados, mais preocupantes são as consequências. Portanto, tomando como objetivo a prevenção dessas enfermidades a começar pelas faixas etárias mais baixas, foi trabalhado educação em saúde com crianças de 8 a 10 anos de idade, durante visitas quinzenais à Escola Municipal Honorinda Ferreira Cardoso, na qual foram desenvolvidas atividades lúdicas educativas abordando hábitos de vida saudável. A partir dessas atividades, temas sobre a importância da atividade física; higiene pessoal; seleção de alimentos nas refeições; receitas saudáveis e economicamente acessíveis foram desenvolvidas e discutidas. Para mensuração de resultados, os pais desses alunos foram questionados sobre possíveis alterações nos os hábitos dessas crianças. Pode-se observar que os objetivos das atividades lúdicas foram atingidos, pois os resultados do questionário demonstraram que as crianças estão mais críticas em relação ao consumo alimentos e à higiene pessoal e mais dispostas à prática de atividades físicas, além de multiplicarem esse conhecimento, levando-o a seu núcleo familiar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).