A Universidade no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde

Relato de Experiência Ceunes-Ufes

Autores

  • Andréia Soprani dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jerusa Araújo Dias Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alexandre Souza Morais Universidade Federal do Espírito Santo
  • Susana Bubach Universidade Federal do Espírito Santo
  • Débora Barreto Teresa Gradella Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marco Antônio Andrade de Souza Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gladys Amélia Velez Benito Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i6.15132

Palavras-chave:

Atenção básica, Educação profissional, Educação superior

Resumo

Os Ministérios da Saúde e Educação no intuito de reformular as políticas públicas e intervir no processo de ensino e aprendizagem instituíram o Programa de Educação Pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) e o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRO-Saúde). O artigo relata o trabalho realizado em duas Unidades Básicas de Saúde do município de São Mateus no estado do Espírito Santo. Com objetivo de promover ações interdisciplinares de educação e assistência à saúde, contribuir na formação dos acadêmicos e profissionais de saúde, colaborar na qualificação da atenção básica e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. O programa apresenta-se como uma proposta fundamental, articula o ensino e o serviço, contribui no processo de ensino e aprendizagem e favorece o debate na reestruturação curricular dos cursos de graduação na área da saúde.

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Referências

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Publicado

03-03-2017

Edição

Seção

Comunicação Breve

Como Citar

SOPRANI DOS SANTOS, Andréia; ARAÚJO DIAS, Jerusa; SOUZA MORAIS, Alexandre; BUBACH, Susana; BARRETO TERESA GRADELLA, Débora; ANDRADE DE SOUZA, Marco Antônio; VELEZ BENITO, Gladys Amélia. A Universidade no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: Relato de Experiência Ceunes-Ufes. Revista Guará, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 121–129, 2017. DOI: 10.30712/guara.v1i6.15132. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/15132. Acesso em: 13 dez. 2025.

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