A Universidade no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde
Relato de Experiência Ceunes-Ufes
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i6.15132Palavras-chave:
Atenção básica, Educação profissional, Educação superiorResumo
Os Ministérios da Saúde e Educação no intuito de reformular as políticas públicas e intervir no processo de ensino e aprendizagem instituíram o Programa de Educação Pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) e o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRO-Saúde). O artigo relata o trabalho realizado em duas Unidades Básicas de Saúde do município de São Mateus no estado do Espírito Santo. Com objetivo de promover ações interdisciplinares de educação e assistência à saúde, contribuir na formação dos acadêmicos e profissionais de saúde, colaborar na qualificação da atenção básica e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. O programa apresenta-se como uma proposta fundamental, articula o ensino e o serviço, contribui no processo de ensino e aprendizagem e favorece o debate na reestruturação curricular dos cursos de graduação na área da saúde.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde: objetivos, implementação e desenvolvimento potencial / Ministério da Saúde, Ministério da Educação. – Brasília: Ministério da Saúde, [Internet], 2007. [acesso em agosto de 2014]. Disponível em: http://www.prosaude.org/publicacoes/pro_saude1.pdf.
UFES. CEUNES. Projeto pedagógico do curso de enfermagem. Pró-reitoria de graduação. 2010.
UFES. CEUNES. Projeto pedagógico do curso de farmácia. Pró-reitoria de graduação. 2006.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades (IBGE). [Internet], 2010. [acesso em 22 de agosto de 2014]. Disponível em: http://cod.ibge.gov.br/1RQM.
Espírito Santo. Perfil epidemiológico de saúde: saúde no ES de 2000 a 2008. Vitória: SESA, 2011.
Secretaria Estadual de Saúde – ES. (SESA-ES). [Internet]. [acesso em agosto de 2014]. Disponível em: www.saude.es.gov.br/vigepidemiologica.
Secretaria Estadual de Saúde – ES. (SESA-ES). [Internet]. [acesso em agosto de 2014]. Disponível em: www.saude.es.gov.br/download/serie_historica_2012.pdf.
Departamento de Atenção Básica. (DAB). Ministério da Saúde. [Internet]. [acesso em agosto de 2014]. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/dab/historico_cobertura_sf/historico_cobertura_sf_relatorio.php.
Peduzzi, M. Equipe Multiprofissional de saúde: a interface entre trabalho e interação. 1998, 254 f. Tese (Doutorado)-Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, 1998
Merhy, E. E. et. al. Perspectiva da regulação na saúde suplementar diante dos modelos assistenciais. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 433-444, abr/jun. 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Guará

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).