PRESERVANDO E DIVULGANDO A MEMÓRIA DAS PRÁTICAS CORPORAIS EM IBIRITÉ: CONHECENDO A ROTINA DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES RURAIS – FAZENDA DO ROSÁRIO

Autores

  • Marina Guedes Costa e Silva Universidade do Estado de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-9677-0901
  • Cassia Danielle Monteiro Dias Lima UEMG
  • Luciana Bicalho da Cunha
  • Fernanda de Melo Grifo Taveira
  • Raiane Menezes Rufino
  • Tatiane Marques da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v5i8.15853

Resumo


Pretende-se neste artigo apresentar o projeto de extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, “Preservando e Divulgando a Memória das Práticas Corporais em Ibirité”. Buscou-se localizar e catalogar documentos relativos à temática que estão sob a guarda do Memorial Helena Antipoff. Dedicamo-nos inicialmente à catalogação dos diários produzidos pelos sujeitos da Escola Normal, dos Cursos de Aperfeiçoamento, e do Instituto Superior de Educação Rural (ISER), de 1950 e 1960. Para cada diário foi redigida uma Ficha Catalográfica - instrumento utilizado para obter e cadastrar informações sobre o documento. A análise dos diários possibilitou compreender a educação do corpo em Ibirité. Como resultados, temos a elaboração de um Catálogo Temático de Fontes; a organização de uma Exposição; a realização de monografias; além da formação de professoras que reconhecem a importância da Universidade dialogar com a comunidade em seu entorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Guedes Costa e Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora licenciada em Educação Física, mestre em Educação. Atualmente é docente do departamento de Ciências do Movimento Humano dá Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité.

Downloads

Publicado

23-02-2018

Como Citar

Guedes Costa e Silva, M., Lima, C. D. M. D., Cunha, L. B. da, Taveira, F. de M. G., Rufino, R. M., & Silva, T. M. da. (2018). PRESERVANDO E DIVULGANDO A MEMÓRIA DAS PRÁTICAS CORPORAIS EM IBIRITÉ: CONHECENDO A ROTINA DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES RURAIS – FAZENDA DO ROSÁRIO. Revista Guará, 5(8). https://doi.org/10.30712/guara.v5i8.15853

Edição

Seção

Artigos