Preservando e divulgando a memória das práticas corporais em Ibirité
Conhecendo a rotina dos cursos de formação de professores rurais – Fazenda do Rosário
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v5i8.15853Palavras-chave:
Educação do corpo, História, MemóriaResumo
Pretende-se neste artigo apresentar o projeto de extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, “Preservando e Divulgando a Memória das Práticas Corporais em Ibirité”. Buscou-se localizar e catalogar documentos relativos à temática que estão sob a guarda do Memorial Helena Antipoff. Dedicamo-nos inicialmente à catalogação dos diários produzidos pelos sujeitos da Escola Normal, dos Cursos de Aperfeiçoamento, e do Instituto Superior de Educação Rural (ISER), de 1950 e 1960. Para cada diário foi redigida uma Ficha Catalográfica - instrumento utilizado para obter e cadastrar informações sobre o documento. A análise dos diários possibilitou compreender a educação do corpo em Ibirité. Como resultados, temos a elaboração de um Catálogo Temático de Fontes; a organização de uma Exposição; a realização de monografias; além da formação de professoras que reconhecem a importância da Universidade dialogar com a comunidade em seu entorno.
Downloads
Referências
ANTIPOFF, Helena. O Diário no Curso Rural. Escola Rural, Belo Horizonte, MG: Imprensa Oficial de Belo Horizonte, a. 1, n. 2, p.16, 1949.
CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Helena Antipoff: razão e sensibilidade na psicologia da educação. Disponível http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340142003000300013
CUNHA, L. B. et all. O Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer: um ponto de partida. In: Anais... X Congresso Nacional de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança e do II Congresso Latinoamericano de História de la Educación Física, 2006, Curitiba.
NASCIMENTO, Adalson, et al. Investigando contextos: organização dos arquivos do CEMEF/UFMG. In: LINHALES, Meily A.; NASCIMENTO, Adalson (orgs.). Organizando arquivos, produzindo nexos: a experiência de um Centro de Memória. 1 ed. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2013.
SANT’ANNA. Denise Bernuzzi. É possível realizar uma história do corpo? In: SOARES, Carmem Lúcia (org.). Corpo e história. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
SOARES, Carmem Lúcia. Prefácio. In: TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus (org). Educação do corpo na escola brasileira. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
ZIOTO, Tuane J. A Constituição da Educação Física no Ginásio Normal Rural Sandoval Soares de Azevedo em Ibirité, Minas Gerais (1955 – 1970). Monografia (Licenciatura em Educação Física). UEMGIbirité, Minas Gerais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Guará

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).