Preservando e divulgando a memória das práticas corporais em Ibirité

Conhecendo a rotina dos cursos de formação de professores rurais – Fazenda do Rosário

Autores

  • Marina Guedes Costa e Silva Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-9677-0901
  • Cassia Danielle Monteiro Dias Lima Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Luciana Bicalho da Cunha Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Fernanda de Melo Grifo Taveira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Raiane Menezes Rufino Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Tatiane Marques da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v5i8.15853

Palavras-chave:

Educação do corpo, História, Memória

Resumo

Pretende-se neste artigo apresentar o projeto de extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, “Preservando e Divulgando a Memória das Práticas Corporais em Ibirité”. Buscou-se localizar e catalogar documentos relativos à temática que estão sob a guarda do Memorial Helena Antipoff. Dedicamo-nos inicialmente à catalogação dos diários produzidos pelos sujeitos da Escola Normal, dos Cursos de Aperfeiçoamento, e do Instituto Superior de Educação Rural (ISER), de 1950 e 1960. Para cada diário foi redigida uma Ficha Catalográfica - instrumento utilizado para obter e cadastrar informações sobre o documento. A análise dos diários possibilitou compreender a educação do corpo em Ibirité. Como resultados, temos a elaboração de um Catálogo Temático de Fontes; a organização de uma Exposição; a realização de monografias; além da formação de professoras que reconhecem a importância da Universidade dialogar com a comunidade em seu entorno.

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Referências

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Publicado

23-02-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GUEDES COSTA E SILVA, Marina; MONTEIRO DIAS LIMA, Cassia Danielle; BICALHO DA CUNHA, Luciana; DE MELO GRIFO TAVEIRA, Fernanda; MENEZES RUFINO, Raiane; MARQUES DA SILVA, Tatiane. Preservando e divulgando a memória das práticas corporais em Ibirité: Conhecendo a rotina dos cursos de formação de professores rurais – Fazenda do Rosário. Revista Guará, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 119–129, 2018. DOI: 10.30712/guara.v5i8.15853. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/15853. Acesso em: 13 dez. 2025.

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