Divulgação do estudo sobre arte pública capixaba em escolas da rede básica de ensino do estado do Espírito Santo.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i16.40937

Palavras-chave:

Arte pública capixaba, extensão, memória, monumentos

Resumo

O objetivo deste artigo é compartilhar aspectos do projeto de extensão que busca possibilitar, a professores da educação básica, no Espírito Santo, o acesso a estratégias de preservação e conservação dos monumentos urbanos a partir da aprendizagem afetiva. Este estudo foi desenvolvido pelo Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes da UFES (LEENA), com objetivo de difundir a pesquisa sobre a arte pública capixaba, através de veiculação do inventário imagético, pelo site artepublicacapixaba.com. A produção teórica sobre o tema, divulgado no mesmo site, parte da distribuição de kits paradidáticos em escolas de rede básica de ensino, no estado do Espírito Santo. A proposta de trabalho investigativo e extensionista busca preservar a memória da história e da arte capixaba, além de fomentar a discussão sobre os modos de representação de culturas e personalidades que fizeram parte da formação territorial, social e cultural do estado. Uma das discussões abordadas são as discrepâncias na quantidade de monumentos que representam a história da colonização européia no estado e as retratações culturais de outras etnias, à exemplo de africanos escravizados e a história dos povos originários. Espera-se com este estudo promover o vínculo afetivo entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral, com os monumentos e o contexto histórico de onde a obra está inserida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola Fraga, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Pós Graduação em Artes na Educação pelo Instituto Superior de Educação e Cultura Ulysses Bold. Atualmente é Professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Vitória desde 1995. Mestranda em Artes pelo Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo.

Aparecido José Cirilo, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutor em Artes pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Artista e Pesquisador Produtividade PQ2 CNPQ. É o fundador e atual coordenador do LEENA-UFES (grupo de pesquisa em Processo de Criação). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGA/UFES), foi professor do Mestrado em Comunicação (PPGCS/UFES) de 2014 a 2022. Graduação em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999); doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente, é professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Artes, ênfase em Artes visuais e Teorias e História da Arte, atuando nos seguintes temas: artes plásticas contemporâneas (em especial no Espírito Santo), escultura e arte pública; teoria do processo de criação e arquivos pessoais; memória e patrimônio, estudos da paisagem. É editor da Revista Farol (PPGA-UFES, ISSN 1517-7858) e membro do conselho científico da Revista: Estúdio (ISSN 1647-6158/ eISSN 1647-7316) e da Revista Manuscrítica (ISSN 1415-4498). Foi diretor do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (maio de 2005 a janeiro de 2008), quando criou o Curso de Artes Visuais EAD. Foi Presidente da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética (2008-2011). Atuou como Pró-reitor de Extensão da UFES (2008-2014). É Coordenador do Programa de Pós-graduação em Artes da UFES (2018- até a presente data). Foi pesquisador com bolsa Produtividade da FAPES (Pesquisador Capixaba 2018-2021). Desenvolve pesquisas e projetos sobre ecossistemas urbanos e arte pública, observados pelo processo criativo com financiamentos do CNPQ, CAPES e FAPES. 

Giuliano de Miranda, Sem afiliação

Giuliano de Miranda, Graduação em História( FAVENI) e Pedagogia( UNIASSELVI).
Pós Graduação EJA.(FABRA)

Downloads

Publicado

31-07-2023

Como Citar

Torquatro, J., Fraga Nunes, F., Cirilo, A. J., & de Miranda, G. (2023). Divulgação do estudo sobre arte pública capixaba em escolas da rede básica de ensino do estado do Espírito Santo. Revista Guará, 1(16). https://doi.org/10.30712/guara.v1i16.40937

Edição

Seção

Artigos