MEMÓRIA E HISTÓRIA GUARANI REVELADAS ATRAVÉS DE AÇÃO DE EXTENSÃO EM REGIÃO FRONTEIRA (ARGENTINA, BRASIL E PARAGUAI)
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v6i9.15793Resumo
O presente artigo é resultado sintético do projeto de extensão Memória Indígena e reparações pedagógicas em região de fronteira, registrado na Unila em 2016. Através da relação com a população Guarani no este paranaense em especial no dialógico com lideranças, professores buscamos registrar a memória indígena em torno das ações do Estado brasileiro como violador de direitos desse povo na segunda metade do século XX, quando a referida população perdeu suas terras em três processos distintos: colonização do oeste do Paraná; criação do Parque Nacional do Iguaçu; e construção da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional. Nossa ação terá como referência as recomendações apresentadas em dezembro de 2014 no Relatório Final publicado pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), no que concernem as recomendações pedagógicas encaminhadas ao Estado brasileiro.
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