Resíduos sólidos
Pesquisa e análise comportamental dos estudantes e funcionários da UFFS
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v2i2.9827Palavras-chave:
Resíduos sólidos, Pesquisa comportamental, Educação ambientalResumo
A pesquisa consiste em um estudo sobre as opiniões e comportamentos da comunidade acadêmica da UFFS em relação ao descarte de resíduos sólidos nas dependências desta. O objetivo principal foi a coleta e análise de informações envolvendo seus aspectos culturais e comportamentais, abrangendo o descarte e a destinação de resíduos sólidos. Os meios de coleta de informações foram a aplicação de um questionário e uma pesquisa de observação. Concluiu-se que a comunidade acadêmica possui um nível de consciência ambiental regular, mas, frequentemente ocorrem situações em que o conhecimento teórico não corresponde à prática cotidiana, comprometendo a segregação dos resíduos.Downloads
Referências
BRINGHENTI, Jacqueline. Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos: aspectos operacionais e da participação da população. São Paulo; 2004. [Tese de Doutorado – Universidade de São Paulo].
CAIXETA, Dalma Maria. Atitudes e comportamentos ambientais: um estudo comparativo entre servidores de instituições públicas federais. Brasília; 2010. [Dissertação de Mestrado – Universidade de Brasília].
CAMPOS, Áurea Chateaubriand A. Et al. Comportamento de estudantes em relação ao descarte de resíduos sólidos urbanos na cidade de Feira de Santana – BA. Feira de Santana; 2001.
GISI, Agostinho Celso. Análise do comportamento de consumo sob o enfoque da sustentabilidade – estudo de caso: município de Chapecó-SC. Chapecó; 2008. [Dissertação de Mestrado - Universidade Comunitária Regional de Chapecó, Santa Catarina].
JARDIM, Wilson de Figueiredo. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa. Química Nova, 21(5) 1998.
LEITE, Débora Carneiro. Diagnóstico da disposição final dos resíduos sólidos urbanos na região da associação dos municípios do oeste de Santa Catarina (AMOSC). Chapecó; 2009. [Dissertação de Mestrado - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Santa Catarina.
OLIVEIRA, Nilza Aparecida da Silva. A percepção dos resíduos sólidos (lixo) de origem domiciliar, no bairro Cajuru-Curitiba-PR: um olhar reflexivo a partir da educação ambiental. Curitiba; 2006. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
ROMEIRO, Maria do Carmo, et al.O comportamento de descarte seletivo do lixo domiciliar: um estudo exploratório para selecionar fatores de influência da adoção desse comportamento. São Caetano do Sul; 2011. Gestão & Regionalidade - vol. 27 - nº 79 - jan-abr/2011.
ROVIRIEGO, Lucas Fernando Vaquero. Proposta de uma metodologia para a avaliação de sistemas de coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliares. São Carlos; 2005. [Dissertação de Mestrado – Universidade de São Paulo, São Carlos, São Paulo,2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista de Extensão Guará

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).