Resquícios de uma pandemia
Possibilidades de educar diante das perdas e do luto
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i14.38657Palavras-chave:
Luto, Infâncias, Literatura infantil, Formação de professoresResumo
O presente artigo apresenta o curso de extensão universitária Pedagogias do Esperançar: a arte de educar diante das perdas e do luto, que teve como principal objetivo propiciar um espaço para partilha de saberes e acolhimentos referentes a perdas e lutos. Essa formação priorizou despertar o olhar atento dos educadores para o protagonismo e as narrativas das crianças sobre seus processos de elaboração das perdas. Oferecido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infâncias, Culturas, Educação e Sociedade - GEPICES/CEFET/RJ, em ambiente remoto, o curso acolheu cento e trinta participantes, que puderam evidenciar a necessidade de falar sobre dores individuais e coletivas, sobre a morte e o luto. Foram quatro encontros virtuais que trataram de diferentes aspectos relativos ao tema. Por meio de exposições teóricas, interações dialogadas, contação e narração de histórias, entre outras atividades, foram criados espaços para uma escuta ativa, ou seja, para o (com)partilhamento de percepções e sentimentos que, com base na Sociologia da Infância, puderam ser elaborados e ressignificados. Em seus depoimentos, participantes evidenciaram a importância das atividades propostas que ousaram trabalhar questões que a contemporaneidade insiste em ocultar. Ao final, a percepção de que as dores precisam ser elaboradas foi confirmada.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Notas sobre luto. São Paulo: Companhia das Letras, 2021. ANDRUETTO, María Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. 6. ed. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2011.
ARIÈS, Phillippe. História da Morte no Ocidente. Rio de Janeiro: Saraiva, 2012.
BAUMAN, Zygmunt. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
BRASIL, Ministério da Saúde. Painel Coronavirus, 2022.Disponível em: https:?covid.saude.gov.br/. Acesso em: 09.mai.2022
CHUL HAN, Byung. A sociedade paliativa: a dor hoje. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.
CORSARO, William. Sociologia da Infância. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
FRANCO, Maria Helena Pereira. O luto no século 21: uma compreensão abrangente do fenômeno.1. ed. São Paulo: Summus, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FRANKL, Viktor. Em busca de sentido. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.
MAGALHÃES, Silvana Bezerra de. O Reino do Aqui. Nova Friburgo-RJ: Sabor de Leitura, 2021.
MATSUSAKI, Ana. Colecionadora de Cabeças. São Paulo-SP: Editora do Brasil, 2020.
NASIO, Juan-David. A dor de amar. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
PAIVA, Lucélia Elizabeth. Arte de falar da morte para crianças: a literatura como recurso para abordar a morte com crianças e educadores. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2011.
TARDIN, Poliane. Ana e a Amoreira. São Paulo-SP: Amélie Editorial, 2022.
QVORTRUP, Jens. et al. Childhood matters: social theory, practice and politics. Aldershot: Avebury, 1994.
RINGTVED, Glenn e PARDI, Charlotte. Pode chorar, coração, mas fique inteiro. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa, A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra, Portugal: Edições Almedina S.A., 2020.
SIROTA, Régine. Emergência de uma sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar. São Paulo: Cadernos de pesquisa, n.112,Mar/2001. Disponível em https://www.scielo.br/j/cp/a/X8n4RcnLnhdybsVSwNG5Twv/?for-mat=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 abr. 2022.
SISTO, Celso. Textos & pretextos sobre a arte de contar histórias. 3ed. Belo Horizonte: Aletria, 2012.
TAVARES, Cláudia Mara de Melo. O impacto da Covid-19 na saúde mental. Edição Suplementar Covid-19. Onli-ne Brazilian Journal of Nursing (OBJN). 15set2021. Disponível em: https://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/6538. Acesso em: 22 jun. 2022.
VENDRUSCOLO, Juliana. Visão da Criança sobre a Morte. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de março de 2005 [citado 22 de julho de 2022]; 38(1): 26-33. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/420 Acesso em: 22 jun. 2022.
VIEIRA, Mariana Amargós. A morte e a criança: a importância dos temas difíceis nos livros para infância. 2019. 29 f. TCC [especialização] - Pós-Graduação O Livro Para Infância, A Casa Tombada/FACCON, São Paulo, 2019.Disponível em: http://biblioteca.acasatombada.com.br/items/show/1716. Acesso em: 22 jun. 2022.
YALOM, Irvin D.; YALOM, Marilyn. Uma questão de vida e morte. São Paulo: Editora Planeta/Paidós, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Guará

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).