Resquícios de uma pandemia
possibilidades de educar diante das perdas e do luto
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i14.38657Resumo
O presente artigo apresenta o curso de extensão universitária Pedagogias do Esperançar: a arte de educar diante das perdas e do luto, que teve como principal objetivo propiciar um espaço para partilha de saberes e acolhimentos referentes a perdas e lutos. Essa formação priorizou despertar o olhar atento dos educadores para o protagonismo e as narrativas das crianças sobre seus processos de elaboração das perdas. Oferecido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infâncias, Culturas, Educação e Sociedade - GEPICES/CEFET/RJ, em ambiente remoto, o curso acolheu cento e trinta participantes, que puderam evidenciar a necessidade de falar sobre dores individuais e coletivas, sobre a morte e o luto. Foram quatro encontros virtuais que trataram de diferentes aspectos relativos ao tema. Por meio de exposições teóricas, interações dialogadas, contação e narração de histórias, entre outras atividades, foram criados espaços para uma escuta ativa, ou seja, para o (com)partilhamento de percepções e sentimentos que, com base na Sociologia da Infância, puderam ser elaborados e ressignificados. Em seus depoimentos, participantes evidenciaram a importância das atividades propostas que ousaram trabalhar questões que a contemporaneidade insiste em ocultar. Ao final, a percepção de que as dores precisam ser elaboradas foi confirmada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).