A Experimentoteca da Universidade Federal do Espírito Santo: uma Abordagem para a Educação Científica

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DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v0i11.21174

Resumo

Em 2018 o Projeto Experimentoteca Pública: Educação Científica Através De Práticas Experimentais comemora 20 anos como um dos projetos mais perenes da Universidade Federal do Espírito Santo. Entre suas atividades estão a formação inicial e continuada de professores da área das Ciências da Natureza, bem como a promoção de instrumentos para melhoria da qualidade das aulas de ciências do ensino fundamental e médio. Objetivamos apresentar um breve histórico do Projeto, bem como os serviços prestados a educação básica e formação de professores desde 2010, assim como suas perspectivas atuais e potenciais futuros de atuação no ensino das Ciências no Espírito Santo. Como resultado, temos a difusão, por meio de empréstimos de kits didáticos para escolas, assim como a disseminação da ciência e aprimoramento da educação através de cursos para professores e alunos dos ensinos fundamental, médio e superior, além das exposições em feiras científicas. Somente no primeiro semestre de 2018 foram atendidos mais de 3700 alunos da educação básica entre oficinas realizadas dentro e fora da Universidade. Durante as atividades experimentais os alunos mostraram grande interesse e envolvimento. Conclui-se, portanto, que a difusão científica por meio de práticas experimentais é de suma importância para o aprimoramento da educação em ciências.

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Publicado

07-08-2019

Como Citar

Bellon, P. P., Lourenço, G. L. B., Bragança, S. T., Ramos, I. B., dos Santos, L. E., & Corte, V. B. (2019). A Experimentoteca da Universidade Federal do Espírito Santo: uma Abordagem para a Educação Científica. Revista Guará, (11). https://doi.org/10.30712/guara.v0i11.21174

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Artigos