CIÊNCIA DO COTIDIANO: CONTRIBUINDO PARA A POPULARIZAÇÃO E DIFUSÃO DA CIÊNCIA

Autores

  • Everton Luiz de Paula Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri http://orcid.org/0000-0001-9166-3093
  • Ricardo de Oliveira Brasil Costa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Luiz Henrique Cordeiro Rocha Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Flavia Cesar Moreira dos Santos Gonçalves Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i13.28261

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um projeto de extensão intitulado Ciência do Cotidiano: conhecimento científico pelas ondas do Rádio. Realizado em parceria com a Rádio Universitária a proposta do projeto é realizar a divulgação de temas científicos, em especial, das áreas de Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química. O programa radiofônico consiste em um diálogo, em que a partir de situações rotineiras de uma sala de aula, um professor explica e discute com seus estudantes vários conceitos das Ciências Naturais e Exatas. O principal objetivo é despertar o interesse pelas áreas das Ciências Naturais e Exatas, uma vez que elas estão sempre presentes no dia a dia das pessoas. Além da difusão via rádio, o projeto conta com a disponibilização dos áudios dos programas via Podcast em um aplicativo para celulares: a proposta é que o ouvinte com acesso à internet possa ouvir os programas de seu interesse a qualquer momento e lugar. Além disso, visando colaborar com os docentes e discentes do Ensino Médio foram produzidos CDs com os áudios dos programas e enviados para as rádios e escolas de abrangência da Superintendência Regional de Ensino do município da UNIVERSIDADE AUTORA. A proposta é contribuir para a popularização da ciência, bem como produzir um material de apoio a ser utilizado nas aulas de Ensino Médio das referidas disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Luiz de Paula, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

É graduado em Química, especialista em Educação Empreendedora, Mestre em Ciências - Química de Materiais, pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), especialista em Design Instrucional para Ead Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e Doutor em Físico-Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo realizado um estágio sanduíche na Université de Montpellier 2 em colaboração com o Professor Dr. Jean-Jacques Robin. Atualmente é Diretor de Educação Aberta e a distância na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atua na área de Química, desenvolvendo nanocompósitos e blendas poliméricas baseados em materiais biodegradáveis para aplicação nas áreas médica, ambiental e de embalagens. Em Educação, tem experiência no ensino e em orientação, atuando também na área de educação a distância on-line, tendo atuado em diferentes cursos da UFSJ, oferecidos na modalidade de EaD Virtual. 

Ricardo de Oliveira Brasil Costa, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestre em Saúde e Sociedade e Ambiente pela Universidade federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM), Especialista em Governança da Tecnologia da Informação pela Universidade Federal de Lavras com graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Atualmente é Técnico em Tecnologia da Informação da Diretoria de Educação Aberta e a distância na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), gerente de projetos de tecnologia da informação do grupo Jequi e professor pesquisador da Especialização em Educação em Direitos Humanos da UFVJM.

Luiz Henrique Cordeiro Rocha , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e atualmente cursa Engenharia Mecânica na mesma instituição. 

Flavia Cesar Moreira dos Santos Gonçalves, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996) . Atualmente é JORNALISTA da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Tem experiência na área de Comunicação , com ênfase em Jornalismo e Editoração.

Downloads

Publicado

11-03-2022

Como Citar

de Paula, E. L., Costa, R. de O. B. ., Rocha , L. H. C. ., & Gonçalves, F. C. M. dos S. . (2022). CIÊNCIA DO COTIDIANO: CONTRIBUINDO PARA A POPULARIZAÇÃO E DIFUSÃO DA CIÊNCIA. Revista Guará, 1(13), 102–112. https://doi.org/10.30712/guara.v1i13.28261

Edição

Seção

Artigos