Narrativas orais e corporais na tela e a constituição de um repositório de extensão que dialoga com o ensino e a pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i14.38293Palavras-chave:
Extensão universitária, Pandemia, Ginástica, InterdisciplinaridadeResumo
A experiência da pandemia (COVID-19) foi avassaladora, mas, também, uma oportunidade de um “novo fazer” em diferentes contextos sociais. O objetivo desta pesquisa foi analisar as iniciativas de extensão promovidas por um laboratório universitário durante a pandemia, identificando suas relações com o ensino e a pesquisa. O método foi o documental tendo como fonte o canal do YouTube do LAPEGI – Laboratório de Pesquisas e Experiências em Ginástica, e como amostra, os vídeos das iniciativas de extensão universitária (de março/2020 a dezembro/2021), com uma análise quali-quanti. Identificou-se que houve 37 iniciativas, 8 essencialmente de extensão, 7 dialogando com o ensino e 22 com a pesquisa. Algumas ações tradicionais foram readequadas ao modo virtual, como coreografias de ginástica (3), e um festival. Outras atividades no campo do ensino dialogaram mais com a extensão, como mesas e conferências on-line. E outras propostas foram criadas como, por exemplo, o programa “Papo Reto com a Ciência”, com 22 lives, vinculando a extensão à pesquisa, assim como palestras em eventos. Concluiu-se que o cenário pandêmico realmente foi paradoxal, interrompendo algumas ações, adequando outras e trazendo inovações. Inclusive, com a constituição de um repositório digital público laboratorial de extensão universitária, a ser incentivada no cenário pós-pandemia.
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