Narrativas orais e corporais na tela e a constituição de um repositório de extensão que dialoga com o ensino e a pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i14.38293Resumo
A experiência da pandemia (COVID-19) foi avassaladora, mas, também, uma oportunidade de um “novo fazer” em diferentes contextos sociais. O objetivo desta pesquisa foi analisar as iniciativas de extensão promovidas por um laboratório universitário durante a pandemia, identificando suas relações com o ensino e a pesquisa. O método foi o documental tendo como fonte o canal do YouTube do LAPEGI – Laboratório de Pesquisas e Experiências em Ginástica, e como amostra, os vídeos das iniciativas de extensão universitária (de março/2020 a dezembro/2021), com uma análise quali-quanti. Identificou-se que houve 37 iniciativas, 8 essencialmente de extensão, 7 dialogando com o ensino e 22 com a pesquisa. Algumas ações tradicionais foram readequadas ao modo virtual, como coreografias de ginástica (3), e um festival. Outras atividades no campo do ensino dialogaram mais com a extensão, como mesas e conferências on-line. E outras propostas foram criadas como, por exemplo, o programa “Papo Reto com a Ciência”, com 22 lives, vinculando a extensão à pesquisa, assim como palestras em eventos. Concluiu-se que o cenário pandêmico realmente foi paradoxal, interrompendo algumas ações, adequando outras e trazendo inovações. Inclusive, com a constituição de um repositório digital público laboratorial de extensão universitária, a ser incentivada no cenário pós-pandemia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).