Narrativas orais e corporais na tela e a constituição de um repositório de extensão que dialoga com o ensino e a pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i14.38293

Palavras-chave:

Extensão universitária, Pandemia, Ginástica, Interdisciplinaridade

Resumo

A experiência da pandemia (COVID-19) foi avassaladora, mas, também, uma oportunidade de um “novo fazer” em diferentes contextos sociais. O objetivo desta pesquisa foi analisar as iniciativas de extensão promovidas por um laboratório universitário durante a pandemia, identificando suas relações com o ensino e a pesquisa. O método foi o documental tendo como fonte o canal do YouTube do LAPEGI – Laboratório de Pesquisas e Experiências em Ginástica, e como amostra, os vídeos das iniciativas de extensão universitária (de março/2020 a dezembro/2021), com uma análise quali-quanti. Identificou-se que houve 37 iniciativas, 8 essencialmente de extensão, 7 dialogando com o ensino e 22 com a pesquisa. Algumas ações tradicionais foram readequadas ao modo virtual, como coreografias de ginástica (3), e um festival. Outras atividades no campo do ensino dialogaram mais com a extensão, como mesas e conferências on-line. E outras propostas foram criadas como, por exemplo, o programa “Papo Reto com a Ciência”, com 22 lives, vinculando a extensão à pesquisa, assim como palestras em eventos. Concluiu-se que o cenário pandêmico realmente foi paradoxal, interrompendo algumas ações, adequando outras e trazendo inovações. Inclusive, com a constituição de um repositório digital público laboratorial de extensão universitária, a ser incentivada no cenário pós-pandemia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliana Toledo, Universidade Estadual de Campinas

    -

  • Mateus Henrique Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

    -

  • Michelle Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

    -

Referências

AYOUB, E. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas/SP: Unicamp, 2003.

ARRUDA, E.P. Educação Remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede – Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v.7, n.1, p.257-275, maio 2020.

ARRUDA, E. P.; GOMES, S. dos S.; ARRUDA, D. E. P. Mediação tecnológica e processo educacional em tempos de pandemia da Covid-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 1730–1753, 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Lei 9394/1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 21 set. 2022.

BRASIL. Decreto Nº 5.622, de 19 de Dezembro De 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm. Acesso em: 21 de setembro de 2022.

CARBINATTO, M. V; EHRENBERG, M.C. (Orgs.) Festival ginástico e isolamento social: retratos de um evento on-line [recurso eletrônico]. Curitiba, PR: Bagai, 2020.

CASTELLANI FILHO, L.; LÚCIA, S. C.; TAFFAREL, C. N. Z.; VARJAL, E.; ESCOBAR, M. O.; BRACHT, V. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 2014. CONGPT – Congresso Nacional de Ginástica para Todos. Anais do IX Congresso Nacional de Ginástica para Todos. Vitória/ES: Editora da UEG, 2021. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/GPT . Acesso em: 24 ago. 2022.

CRESWELL, J. W.; CLARK. V. L. Pesquisa de Métodos Mistos. Série Métodos de Pesquisa. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

DALFOVO, M.S.; LANA, R.A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Inter-disciplinar Científica Aplicada. Blumenau, v.2., n.4, p.1-13, 2008.

FELIPPE OLIVEIRA, L. S. A inserção acelerada das TDIC na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I diante a pandemia da Covid-19. Brazilian Journal of Policy and Development, v. 2, n. 4, p. 95-117, 29 dez. 2020.

GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.GYMNUSP. IX Festival GymnUsp – Festival on-line de Ginástica para Todos. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iAylmH2yAO0 . Acesso em: 10 maio 2022.

Divulgação do evento “Cidades Saudáveis: Atividade Física nas cidades”. São Paulo, 1 de outubro de 2021. Instagram. Disponível em https://www.instagram.com/p/CUgIjsTFdm5/. Acesso em: 18 maio 2022.

LAPEGI. Papo reto com a ciência – GPT e territorialidades: Olhares históricos para Goiás. LAPEGI, 18 de agosto de 2020a. 1 vídeo (56 minutos). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=xsHXst33a6M. Acesso em: 18 maio 2022.

LAPEGI. Papo Reto com a Ciência. LAPEGI, 2020b. 22 vídeos. Disponível em: https://www.youtube.com/c/LAPE-GIUNICAMP. Acesso em: 18 maio 2022.

LAPEGI. Reposicionando o gênero: Sobre o esporte, o lazer e a ginástica. LAPEGI, 9 de junho de 2021a. 1 vídeo (121 minutos). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GYQLkxZn_Eo. Acesso em: 18 maio 2022.

LAPEGI. Coreografia “Ecos da Pandemia”. LAPEGI, 28 de agosto de 2021b. 1 vídeo (4 minutos). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=xuPtLttlh_4. Acesso em: 18 maio 2022.

LAPEGI. VIII Festival de Ginástica e Artes Corporais da FCA – Versão On-line. 28 de agosto de 2021c. 1 vídeo (85 minutos). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nvUrbNI5fdg. Acesso em: 18 maio 2021.

LOIZOS, P. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, M.W., GASKELL, G. (orgs). Pesquisa Qualitativa como texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2008. p.137-155.

MILL, D.; OTSUKA, J.L.; OLIVEIRA, M.R.; ZANOTTO, M.A.C. Prática polidocente em ambientes virtuais de aprendizagem: reflexões sobre questões pedagógicas, didáticas e de organização sociotécnica. In: MACIEL, C. (org). Educação a distância: ambientes Virtuais de aprendizagem. Cuiabá, EdUFMT, 2018.

NEVES, J.L. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. In: Caderno de Pesquisas em Admi-nistração, São Paulo, v.1, nº3, 1996.

PAOLIELLO, E.; TOLEDO, E.; AYOUB, E.; BORTOLETO, M.A.C.; GRANER, L. Grupo Ginástico Unicamp 25 anos. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.

PATRICIO, T. L.; BORTOLETO, M. A, C.; CARBINATTO, M. V. Festivais de ginástica no mundo e no Brasil: reflexões gerais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 30, n. ja/mar. 2016, p. 199-216, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092016000100199. DOI: 10.1590/1807-55092016000100199. Acesso em: 21 set. 2022.

RUFINO, T.A.; OLIVEIRA, M.F.; DIAS, F.S.; TOLEDO, E. de. Pandemia, festivais virtuais e Ginástica para Todos: olhares para os aspectos coreográficos. In: Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v.2, n.1, 2022.

SÁ-SILVA, J.R. ALMEIDA, C.D. GUINDANI, J.F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. In: Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, Rio Grande, Ano I. Número I., p.1-15, julho 2009.

SILVA, P.C.C. O ensino-aprendizado da Ginástica no ambiente semipresencial: a experiência do PROLICEN--CEFD/UFES. In: TOLEDO, E.; SILVA, P.C.C. (orgs). Democratizando o ensino da Ginástica – estudos e exemplos de sua implantação em diferentes contextos sociais. Várzea Paulista: Fontoura, 2013. p.121-140.

STRAUSS, A.L.; CORBIN, J. M. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2008.

TILLY, C. O acesso desigual ao conhecimento científico. In: Tempo Social, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 47-63, 2006.

TOLEDO, E. Estudos e experiências sobre a Ginástica para Todos e Paulo Freire. In: Corpoconsciência, Cuiabá, v. 24, n. 3, p. 47-62, 2020.

TOLEDO, E.; TSUKAMOTO, M. H. C.; CARBINATTO, M. V. Fundamentos da Ginástica para Todos. In: NUNOMURA, M. (Org.). Fundamentos das Ginásticas. 2ª. ed. Várzea Paulista: Fontoura, 2016. p.21-48

Downloads

Publicado

31-08-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TOLEDO, Eliana; OLIVEIRA, Mateus Henrique; FERREIRA DE OLIVEIRA, Michelle. Narrativas orais e corporais na tela e a constituição de um repositório de extensão que dialoga com o ensino e a pesquisa. Revista Guará, [S. l.], v. 1, n. 14, p. 112–126, 2022. DOI: 10.30712/guara.v1i14.38293. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/38293. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 220

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.