A rede de Formação Continuada e a formação dos educadores da Rede Municipal do Estado do Espírito Santo

Introdução à língua Brasileira de sinais

Autores

  • Kelly Christine Lisboa Diniz Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i1.10082

Palavras-chave:

Formação continuada, Professor, CEFOCO, Libras

Resumo

O trabalho aborda a questão da formação continuada no contexto educacional contemporâneo como possibilidade para se repensar a melhoria da qualidade do ensino do país e da qualificação profissional dentro da sala de aula. Tomamos como princípio o programa do MEC – Rede de Formação Continuada – para pautar nossas observações em torno de que não é só papel do profissional ser consciente de que sua formação não termina na licenciatura adquirida, mas que também cabe aos órgãos públicos competentes motivar seus educadores e dar suporte para que esses se capacitem cada vez mais de modo a atender a demanda e a necessidade de seus alunos. Acreditamos, mediante a experiência do programa, que formar (ou reformar) o profissional da educação por meio de uma formação continuada proporciona, ao mesmo tempo independência profissional e autonomia para decidir sobre o seu trabalho e suas necessidades de pesquisa contínua.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

EIZIRIK, Marisa Faermann. Dispositivos de inclusão: Invenção ou espanto. In: BAPTISTA, Claudio Roberto; BEYER, Hugo Otto et al. Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Meditação, 2006.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.

SILVA, Waldeck Carneiro. A reforma da formação de professores no Brasil e o lugar da universidade. In: LINHARES, Célia (org.). Os professores e a reinvenção da escola: Brasil e Espanha. São Paulo: Cortez, 2001.

RODRIGUES, Angela & ESTEVES, Manuela. A análise das necessidades na formação de professores. Porto: Porto Editora, 1993.

http://portal.mec.gov.br/seb/index.

http://www.feneis.com.br

Downloads

Publicado

23-09-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LISBOA DINIZ, Kelly Christine. A rede de Formação Continuada e a formação dos educadores da Rede Municipal do Estado do Espírito Santo: Introdução à língua Brasileira de sinais. Revista Guará, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 15–20, 2025. DOI: 10.30712/guara.v1i1.10082. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/10082. Acesso em: 25 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 69

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.