Dia a dia botânico
Uma proposta lúdica para o ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i18.44435Palavras-chave:
Educação, Extensão universitária, jogo educativoResumo
O desenvolvimento e a utilização de materiais didáticos para atender às demandas educacionais das novas gerações estão se tornando cada vez mais complexos. Isso se deve ao fato de que a elaboração e o uso desses materiais exigem tempo, formação adequada dos profissionais e a aplicação de métodos diversificados que atendam a todos os alunos. Sendo assim, o presente estudo teve por objetivo evidenciar as conexões entre os produtos e objetos cotidianos de origem vegetal e sua relação com o meio ambiente, considerando quatro materiais essenciais da vida humana, que também estão presentes na sala de aula, sendo eles: madeira, papel, tecido e alimentos. O material elaborado foi direcionado aos alunos da educação básica e pode ser utilizado tanto por alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) quanto na sala de aula comum, independentemente de possuírem ou não necessidades educacionais especiais. Os resultados evidenciam o incentivo à aprendizagem de Botânica e com a realidade ao proporcionar que os educadores em atividade tenham acesso a projetos de extensão universitária e possam receber suporte e conhecimento sobre novas metodologias de ensino, estamos facilitando a integração entre a formação inicial e continuada, além de abrir oportunidades para a atualização docente.
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