Dia a dia botânico

Uma proposta lúdica para o ensino de ciências

Autores

  • Lucinea Carolina Horsth Universidade Federal do Espírito Santo
  • Vanessa Holanda Righetti de Abreu Universidade Federal do Espírito Santo
  • Agda Felipe Silva Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lavinia Teodoro dos Reis Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i18.44435

Palavras-chave:

Educação, Extensão universitária, jogo educativo

Resumo

O desenvolvimento e a utilização de materiais didáticos para atender às demandas educacionais das novas gerações estão se tornando cada vez mais complexos. Isso se deve ao fato de que a elaboração e o uso desses materiais exigem tempo, formação adequada dos profissionais e a aplicação de métodos diversificados que atendam a todos os alunos. Sendo assim, o presente estudo teve por objetivo evidenciar as conexões entre os produtos e objetos cotidianos de origem vegetal e sua relação com o meio ambiente, considerando quatro materiais essenciais da vida humana, que também estão presentes na sala de aula, sendo eles: madeira, papel, tecido e alimentos. O material elaborado foi direcionado aos alunos da educação básica e pode ser utilizado tanto por alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) quanto na sala de aula comum, independentemente de possuírem ou não necessidades educacionais especiais. Os resultados evidenciam o incentivo à aprendizagem de Botânica e com a realidade ao proporcionar que os educadores em atividade tenham acesso a projetos de extensão universitária e possam receber suporte e conhecimento sobre novas metodologias de ensino, estamos facilitando a integração entre a formação inicial e continuada, além de abrir oportunidades para a atualização docente.

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Biografia do Autor

  • Lucinea Carolina Horsth, Universidade Federal do Espírito Santo

    -

  • Vanessa Holanda Righetti de Abreu, Universidade Federal do Espírito Santo

    -

  • Agda Felipe Silva Gonçalves , Universidade Federal do Espírito Santo

    -

  • Lavinia Teodoro dos Reis , Universidade Federal do Espírito Santo

    -

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Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

HORSTH, Lucinea Carolina; HOLANDA RIGHETTI DE ABREU, Vanessa; FELIPE SILVA GONÇALVES , Agda; TEODORO DOS REIS , Lavinia. Dia a dia botânico: Uma proposta lúdica para o ensino de ciências. Revista Guará, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 189–201, 2025. DOI: 10.30712/guara.v1i18.44435. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/44435. Acesso em: 10 dez. 2025.

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