Educação Popular e Economia Solidária; A Formação de Empreendedores Sociais em Dom Pedrito, Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i5.14368Resumo
Este trabalho é o resultado de uma ação que abarca educação popular e economia solidária do Projeto de Extensão Universitária “Formação de Empreendedores Sociais”, vinculado à Universidade Federal do Pampa – Campus Dom Pedrito – RS. O objetivo básico foi demonstrar alguns dados, aspectos e características relevantes sobre a Feira Municipal Pedritense. O projeto teve como natureza metodológica a pesquisa qualitativa, com a finalidade de conhecer e mapear os sujeitos que participam da referida feira. Realizou-se um levantamento de dados com esses trabalhadores, em que a informação mais relevante é quanto ao nível de escolaridade dos sujeitos, onde 52% dos feirantes cursaram até a quarta série do ensino fundamental e que 80% são mulheres. Percebeu-se que a educação popular vem se constituindo como um paradigma no processo de organização dos empreendimentos econômicos solidários, no qual se desenvolve a construção de uma análise concomitantemente autocrítica e crítica, em prol do fortalecimento do coletivo. A educação é um ato político, portanto um trabalho coletivo, que reeduca todos os sujeitos envolvidos. Abarca a postura e atitude diante do mundo e do homem, o que é diferente um do outro com suas culturas e crenças. Para tanto, a análise baseou-se nos fundamentos de Freire, Saviani, Singer, Zareto, entre outros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22-11-2016
Como Citar
Stoll, V. G., Alves, S. S., Espíndola, Q. C., & Veiga, G. L. L. (2016). Educação Popular e Economia Solidária; A Formação de Empreendedores Sociais em Dom Pedrito, Rio Grande do Sul. Revista Guará, 1(5). https://doi.org/10.30712/guara.v1i5.14368
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).