A educomunicação nas práticas de educação ambiental: relato de experiência do Projeto de Extensão Coleta Seletiva – CEUNES/UFES

Autores

  • Francielli Lima Correia
  • Simone Simões Fassarella

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v3i4.11485

Resumo

Esta pesquisa de abordagem qualitativa objetiva fomentar a re

flexão sobre a comunicação e a educação socioambiental via

oficinas desenvolvidas por meio do Projeto de Extensão Coleta

Seletiva. Compreende-se que a Educação Ambiental necessita

ser pautada para o fomento de uma cidadania ativa ponderando

seu sentido de pertencimento e corresponsabilidade que, por

meio da sociedade civil organizada, objetiva a superação dos

fatores sociais geradores de riscos e respectivos conflitos so

cioambientais. Nesse contexto, a Educomunicação Ambiental

apresenta-se como uma estratégia político-pedagógica que visa

a desenvolver uma consciência crítica, partindo da participação

ativa das pessoas na melhoria do ambiente. Este artigo traz o

relato de experiência das oficinas socioambientais com foco na

educomunicação realizadas pelo Projeto Coleta Seletiva. As ofi

cinas possibilitaram aos participantes o despertar sobre os fatores

sociais geradores de riscos socioambientais e a necessidade do

fomento de ações locais voltadas à construção de uma socie

dade sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-10-2015

Como Citar

Correia, F. L., & Fassarella, S. S. (2015). A educomunicação nas práticas de educação ambiental: relato de experiência do Projeto de Extensão Coleta Seletiva – CEUNES/UFES. Revista Guará, 3(4). https://doi.org/10.30712/guara.v3i4.11485

Edição

Seção

Artigos