A educomunicação nas práticas de educação ambiental: relato de experiência do Projeto de Extensão Coleta Seletiva – CEUNES/UFES
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v3i4.11485Resumo
Esta pesquisa de abordagem qualitativa objetiva fomentar a re
flexão sobre a comunicação e a educação socioambiental via
oficinas desenvolvidas por meio do Projeto de Extensão Coleta
Seletiva. Compreende-se que a Educação Ambiental necessita
ser pautada para o fomento de uma cidadania ativa ponderando
seu sentido de pertencimento e corresponsabilidade que, por
meio da sociedade civil organizada, objetiva a superação dos
fatores sociais geradores de riscos e respectivos conflitos so
cioambientais. Nesse contexto, a Educomunicação Ambiental
apresenta-se como uma estratégia político-pedagógica que visa
a desenvolver uma consciência crítica, partindo da participação
ativa das pessoas na melhoria do ambiente. Este artigo traz o
relato de experiência das oficinas socioambientais com foco na
educomunicação realizadas pelo Projeto Coleta Seletiva. As ofi
cinas possibilitaram aos participantes o despertar sobre os fatores
sociais geradores de riscos socioambientais e a necessidade do
fomento de ações locais voltadas à construção de uma socie
dade sustentável.
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