Projeto Brincar é o Melhor Remédio

Relações Pedagógicas Centradas nas Produções Culturais das Crianças

Autores

  • André da Silva Mello Universidade Federal do Espírito Santo
  • Emmily Rodrigues Galvão Universidade Federal do Espírito Santo
  • Luísa Helmer Trindade Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo Lema Del Rio Martins Universidade Federal do Espírito Santo
  • Raquel Firmino Magalhães Barbosa Colégio Pedro II
  • Giuliano Gomes de Assis Pimentel Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i12.21144

Palavras-chave:

Jogos, Brincadeiras, Crianças, Câncer

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir possibilidades pedagógicas que reconheçam e valorizem a autonomia e autoria das crianças em tratamento oncológico com os jogos e as brincadeiras ofertadas por um projeto no campo da animação cultural. Para tanto, focaliza as atividades do projeto Brincar é o Melhor Remédio, desenvolvido por meio da parceria entre o Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (Naif), do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo e a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci). Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, que utiliza o diário de campo e registros fotográficos como fontes. Os sujeitos da pesquisa são 30 crianças, as duas professoras e o coordenador participantes do Projeto. As análises empreendidas, em diálogo com a Sociologia da Infância e com os Estudos do Cotidiano, indicam que a entrada reativa, combinada com processos pedagógicos centrados na interação e na mediação, favoreceram a autonomia e a autoria das crianças em suas relações com as brincadeiras e jogos ofertados pelo Projeto.

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Biografia do Autor

  • André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo

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  • Emmily Rodrigues Galvão, Universidade Federal do Espírito Santo

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  • Luísa Helmer Trindade, Universidade Federal do Espírito Santo

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  • Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal do Espírito Santo

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  • Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Colégio Pedro II

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  • Giuliano Gomes de Assis Pimentel, Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

31-12-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DA SILVA MELLO, André; RODRIGUES GALVÃO, Emmily; HELMER TRINDADE, Luísa; LEMA DEL RIO MARTINS, Rodrigo; FIRMINO MAGALHÃES BARBOSA, Raquel; GOMES DE ASSIS PIMENTEL, Giuliano. Projeto Brincar é o Melhor Remédio: Relações Pedagógicas Centradas nas Produções Culturais das Crianças. Revista Guará, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 67–81, 2019. DOI: 10.30712/guara.v1i12.21144. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/21144. Acesso em: 27 dez. 2025.

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