Promoção de conhecimento sobre população indígena

Intervenções de aproximações entre crianças indígenas e não indígenas

Autores

  • Christina Maria Moretti Universidade de São Paulo
  • Paula Lira Universidade de São Paulo
  • Briseida Resende Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i17.40921

Palavras-chave:

Brincadeira, Culturas, Indígenas, Interétnico, Extensão

Resumo

Os povos indígenas sofrem com a falta de visibilidade sobre suas culturas e história. Ainda que haja políticas de inclusão da temática indígena nas escolas, vemos as informações serem transmitidas de forma estereotipada. Pensando nisso, construímos junto a comunidades Mbyá-Guarani o projeto de extensão “Encontros para Brincar: Compartilhamento de Brincadeiras e Práticas Culturais na Casa de Cultura Indígena da USP”. Procuramos aproximar a realidade das crianças indígenas às crianças não indígenas e proporcionar a possibilidade do encontro com o outro, utilizando as interações sociais e o brincar como formas de conhecer a realidade do outro. Neste artigo, apresentamos as atividades do projeto dos “Encontros para Brincar” e avaliamos se nossas intervenções foram capazes de promover o aumento de conhecimento de crianças não indígenas sobre os povos indígenas, através da aplicação de um questionário antes das atividades e o mesmo questionário depois do contato com os indígenas. Verificamos que houve diferenças nas respostas das crianças antes e depois das nossas intervenções, através do aumento de acertos apresentado nos questionários e concluímos que intervenções podem ser capazes de promover o conhecimento da cultura do outro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Christina Maria Moretti, Universidade de São Paulo

    -

  • Paula Lira, Universidade de São Paulo

    -

  • Briseida Resende, Universidade de São Paulo

    -

Referências

LIMA, Roberto Veríssimo; MARTIM, Jurandir Augusto; GUIMARÃES, Danilo Silva. Nhembo’ea Reko Regua: Trajectories of the Mbya Guarani struggle for a differentiated education. Culture in Education and Education in Culture: Tensioned Dialogues and Creative Constructions, p. 107-124, 2019. https://doi.org/10.1007/978-3-030-28412-1_7

LOCATELLI, Adriana. Lúdico como Recurso Pedagógico nas Series Iniciais do Ensino Fundamental. Ludicidade & Educação. 1. ed. Rio de Janeiro: Eulim, v. 1. 106-127, 2017.

MACENA, P. L.; GUIMARÃES, D. S. A psicologia cultural na fronteira com as concepções Mbya Guarani de educa-ção. Psicologia, laicidade e as relações com a religião e a espiritualidade, v. 2, p. 135-147, 2016.

MOURA, Maria Lúcia Seidl de; FERREIRA, Maria Cristina. Projetos de pesquisa: elaboração, redação e apre-sentação. In: Projetos de pesquisa: elaboração, redação e apresentação. 2005.

PEDERSEN, Anne et al. Attitudes toward indigenous Australians: The role of empathy and guilt. Journal of community & applied social psychology, v. 14, n. 4, p. 233-249, 2004. https://doi.org/10.1002/casp.771

PEDROSA, Maria Isabel; CARVALHO, Ana Maria Almeida. A interação social e a construção da brincadeira. Cader-nos de pesquisa, n. 93, p. 60-65, 1995.

RESENDE, Briseida Dogo; TCHAKA, Maikon; GONÇALVES, Leandro Karai Mirin Pires; LIRA, Paula Rasia; MORETTI, Christina Maria; GUIMARÃES, Danilo. Kyringué nhemboe nhevãnga rêgua: aprendendo e ensinando a brincar com outras crianças. (no prelo)

SANTOS, Ana Karina; DIAS, Álvaro Machado. Comportamentos lúdicos entre crianças do nordeste do Brasil: ca-tegorização de brincadeiras. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 26, p. 585-594, 2010. https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000400002

SILVA, Maria da Penha da. A temática indígena no currículo escolar à luz da Lei 11.645/2008. Cadernos de Pes-quisa, v. 17, n. 2, 2010.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MORETTI, Christina Maria; LIRA, Paula; RESENDE, Briseida. Promoção de conhecimento sobre população indígena: Intervenções de aproximações entre crianças indígenas e não indígenas. Revista Guará, [S. l.], v. 1, n. 17, p. 114–124, 2024. DOI: 10.30712/guara.v1i17.40921. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/40921. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 213

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.