Promoção de conhecimento sobre população indígena: intervenções de aproximações entre crianças indígenas e não indígenas
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i17.40921Palavras-chave:
Brincadeira, Culturas, Indígenas, Interétnico, ExtensãoResumo
Os povos indígenas sofrem com a falta de visibilidade sobre suas culturas e história. Ainda que haja políticas de inclusão da temática indígena nas escolas, vemos as informações serem transmitidas de forma estereotipada. Pensando nisso, construímos junto a comunidades Mbyá-Guarani o projeto de extensão “Encontros para Brincar: Compartilhamento de Brincadeiras e Práticas Culturais na Casa de Cultura Indígena da USP”. Procuramos aproximar a realidade das crianças indígenas às crianças não indígenas e proporcionar a possibilidade do encontro com o outro, utilizando as interações sociais e o brincar como formas de conhecer a realidade do outro. Neste artigo, apresentamos as atividades do projeto dos “Encontros para Brincar” e avaliamos se nossas intervenções foram capazes de promover o aumento de conhecimento de crianças não indígenas sobre os povos indígenas, através da aplicação de um questionário antes das atividades e o mesmo questionário depois do contato com os indígenas. Verificamos que houve diferenças nas respostas das crianças antes e depois das nossas intervenções, através do aumento de acertos apresentado nos questionários e concluímos que intervenções podem ser capazes de promover o conhecimento da cultura do outro.
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