CULTURAS DA INFÂNCIA: UM OLHAR PARA AS CRIANÇAS QUILOMBOLAS

CULTURES OF CHILDHOOD: A LOOK AT QUILOMBO CHILDREN

Autores

  • Maria Tarcília Alves dos Santos Universidade Federal de Jataí - UFJ
  • Margareth Araújo e Silva Universidade Federal de Jataí - UFJ

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i17.40931

Palavras-chave:

Culturas da Infância, Crianças, Crianças Quilombolas

Resumo

O projeto “Comunidade Quilombola: Constituição identitária e vivências formativas escolares e não escolares”, registrado no Sistema de Informação de Extensão da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí (PI0116-2016), foi desenvolvido na Comunidade Quilombola do Cedro, localizada no Município de Mineiros, Estado de Goiás. O estudo seguiu a regulamentação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CAAE nº 62116416.9.0000.5083, em conformidade com o parecer consubstanciado nº 1.864.576). Este trabalho buscou compreender a composição identitária e as experiências formativas escolares e não escolares de um grupo de sujeitos residentes no bairro Quilombola do Cedro, Mineiros, Goiás, a partir de dados coletados entre os anos de 2016 e 2022. Considerando que partimos de paradigmas da Psicologia e da Educação, dois campos que apenas recentemente se interessaram pelos estudos étnicos, foi necessário complementar os subsídios teóricos que sustentam este projeto de extensão com conhecimentos antropológicos. Assim, os resultados são frutos da conexão entre saberes antropológicos, psicológicos e pedagógicos. O aprofundamento da pesquisa teórica foi importante, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento humano contextualizado com base na teoria do desenvolvimento ecológico de Bronfrenbrenner (1996), que ajudou a criar uma mudança de paradigma na psicologia educacional. Entre os resultados, destacamos a verificação da cultura oral como forma de transmissão de conhecimento e valores; a relação com a terra e a natureza como importante vivência formativa não escolar; a capoeira, atividade muito presente na comunidade, como prática esportiva e também uma forma de expressão cultural; bem como o reconhecimento de que dentro de cada criança quilombola do Cedro há uma rica construção social, cultural e histórica, resultantes de uma interpretação única e especial que clama por atenção e valorização.

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Biografia do Autor

Maria Tarcília Alves dos Santos, Universidade Federal de Jataí - UFJ

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Jataí na Linha de Pesquisa: Formação Humana e Fundamentos da Educação. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Goiás (2015), é servidora técnica-administrativa desde 2012. Pesquisadora sobre constituição de identidade quilombola, atua como Vice coordenadora do projeto “Comunidade Quilombola: Constituição identitária e vivências formativas escolares e não escolares”.

Margareth Araújo e Silva, Universidade Federal de Jataí - UFJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na Linha de Pesquisa: Educação Psicologia e Prática Docente (2012). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), na Linha de Pesquisa: Processos Psicossociológicos da Aprendizagem -Educação Ambiental. Tem dezessete anos de experiência de docência no Ensino Superior na área de Educação e Psicologia. Atuou como pesquisadora sobre constituição de identidade étnica, promoção de saúde nas populações indígenas e educação escolar indígena. Professora Adjunta Classe A da Universidade Federal de Jataí.

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

Alves dos Santos, M. T., & Silva, M. A. e. (2024). CULTURAS DA INFÂNCIA: UM OLHAR PARA AS CRIANÇAS QUILOMBOLAS: CULTURES OF CHILDHOOD: A LOOK AT QUILOMBO CHILDREN. Revista Guará, 1(17). https://doi.org/10.30712/guara.v1i17.40931

Edição

Seção

Artigos