Resíduos sólidos
Pesquisa e análise comportamental dos estudantes e funcionários da UFFS
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v2i2.9827Palabras clave:
Resíduos sólidos, Pesquisa comportamental, Educação ambientalResumen
A pesquisa consiste em um estudo sobre as opiniões e comportamentos da comunidade acadêmica da UFFS em relação ao descarte de resíduos sólidos nas dependências desta. O objetivo principal foi a coleta e análise de informações envolvendo seus aspectos culturais e comportamentais, abrangendo o descarte e a destinação de resíduos sólidos. Os meios de coleta de informações foram a aplicação de um questionário e uma pesquisa de observação. Concluiu-se que a comunidade acadêmica possui um nível de consciência ambiental regular, mas, frequentemente ocorrem situações em que o conhecimento teórico não corresponde à prática cotidiana, comprometendo a segregação dos resíduos.Descargas
Referencias
BRINGHENTI, Jacqueline. Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos: aspectos operacionais e da participação da população. São Paulo; 2004. [Tese de Doutorado – Universidade de São Paulo].
CAIXETA, Dalma Maria. Atitudes e comportamentos ambientais: um estudo comparativo entre servidores de instituições públicas federais. Brasília; 2010. [Dissertação de Mestrado – Universidade de Brasília].
CAMPOS, Áurea Chateaubriand A. Et al. Comportamento de estudantes em relação ao descarte de resíduos sólidos urbanos na cidade de Feira de Santana – BA. Feira de Santana; 2001.
GISI, Agostinho Celso. Análise do comportamento de consumo sob o enfoque da sustentabilidade – estudo de caso: município de Chapecó-SC. Chapecó; 2008. [Dissertação de Mestrado - Universidade Comunitária Regional de Chapecó, Santa Catarina].
JARDIM, Wilson de Figueiredo. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa. Química Nova, 21(5) 1998.
LEITE, Débora Carneiro. Diagnóstico da disposição final dos resíduos sólidos urbanos na região da associação dos municípios do oeste de Santa Catarina (AMOSC). Chapecó; 2009. [Dissertação de Mestrado - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Santa Catarina.
OLIVEIRA, Nilza Aparecida da Silva. A percepção dos resíduos sólidos (lixo) de origem domiciliar, no bairro Cajuru-Curitiba-PR: um olhar reflexivo a partir da educação ambiental. Curitiba; 2006. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
ROMEIRO, Maria do Carmo, et al.O comportamento de descarte seletivo do lixo domiciliar: um estudo exploratório para selecionar fatores de influência da adoção desse comportamento. São Caetano do Sul; 2011. Gestão & Regionalidade - vol. 27 - nº 79 - jan-abr/2011.
ROVIRIEGO, Lucas Fernando Vaquero. Proposta de uma metodologia para a avaliação de sistemas de coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliares. São Carlos; 2005. [Dissertação de Mestrado – Universidade de São Paulo, São Carlos, São Paulo,2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Revista de Extensão Guará

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).