O USO DE SIMULADORES NO ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES

Autores

  • Dalbert Matos Mascarenhas Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Cefet/RJ
  • Felipe Da Rocha Henriques Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Cefet/RJ

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i13.21175

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo que utiliza simuladores no ensino prático de redes de computadores em cursos de graduação e técnico. Os simuladores de redes complementam o ensino diante das restrições orçamentárias para a montagem de um parque tecnológico de redes que seja próximo ao encontrado no meio empresarial. Foram utilizados três dos principais simuladores de redes de computadores existentes no trabalho. O estudo comparativo destes simuladores em práticas de laboratório é analisado e agrupado em diferentes categorias. Critérios quantitativos e qualitativos foram analisados de forma a expor as características de cada simulador e o impacto no aprendizado do aluno em diferentes momentos do seu ciclo acadêmico. Os resultados do trabalho demonstraram uma mudança na escolha dos simuladores a medida em que o aluno aumenta o grau de conhecimento prático e teórico nas disciplinas de redes de computadores. Os resultados demonstram também que a utilização dos simuladores aumenta a capacidade do aluno em lidar com os desafios tecnológicos encontrados no mercado de trabalho e também na área de pesquisa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalbert Matos Mascarenhas, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Cefet/RJ

 Doutor em Computação - Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos e Paralelos na Universidade Federal Fluminense UFF (2017). Concluiu o mestrado em Engenharia Eletrônica na área de concentração Redes de Telecomunicações pela UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro(2008). Possui pós-graduação latu sensu em Projeto e Gerência de Redes pelo Centro Universitário da Cidade (2005). Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2003). Trabalhou em empresas na área de gerenciamento de redes e pesquisas de telecomunicações. Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) no campus Petrópolis.

Felipe Da Rocha Henriques, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Cefet/RJ

Possui graduação em Engenharia Elétrica com Ênfase em Telecomunicações pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Engenharia Eletrônica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações e Redes de Computadores. Atualmente é Professor EBTT do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca no Campus Petrópolis e é coordenador do Curso Técnico em Telecomunicações Integrado ao Ensino Médio. Atua principalmente nos seguintes temas: conservação de energia em Redes de Sensores Sem Fio, redes Zigbee e Compressive Sensing.

Downloads

Publicado

11-03-2022

Como Citar

Mascarenhas, D. M., & Henriques, F. D. R. (2022). O USO DE SIMULADORES NO ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES. Revista Guará, 1(13), 90–101. https://doi.org/10.30712/guara.v1i13.21175

Edição

Seção

Artigos