O USO DE SIMULADORES NO ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i13.21175Resumo
Este trabalho apresenta um estudo que utiliza simuladores no ensino prático de redes de computadores em cursos de graduação e técnico. Os simuladores de redes complementam o ensino diante das restrições orçamentárias para a montagem de um parque tecnológico de redes que seja próximo ao encontrado no meio empresarial. Foram utilizados três dos principais simuladores de redes de computadores existentes no trabalho. O estudo comparativo destes simuladores em práticas de laboratório é analisado e agrupado em diferentes categorias. Critérios quantitativos e qualitativos foram analisados de forma a expor as características de cada simulador e o impacto no aprendizado do aluno em diferentes momentos do seu ciclo acadêmico. Os resultados do trabalho demonstraram uma mudança na escolha dos simuladores a medida em que o aluno aumenta o grau de conhecimento prático e teórico nas disciplinas de redes de computadores. Os resultados demonstram também que a utilização dos simuladores aumenta a capacidade do aluno em lidar com os desafios tecnológicos encontrados no mercado de trabalho e também na área de pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-03-2022
Como Citar
Mascarenhas, D. M., & Henriques, F. D. R. (2022). O USO DE SIMULADORES NO ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES. Revista Guará, 1(13), 90–101. https://doi.org/10.30712/guara.v1i13.21175
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).