Preservando e divulgando a memória das práticas corporais em Ibirité

Conhecendo a rotina dos cursos de formação de professores rurais – Fazenda do Rosário

Autores/as

  • Marina Guedes Costa e Silva Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-9677-0901
  • Cassia Danielle Monteiro Dias Lima Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Luciana Bicalho da Cunha Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Fernanda de Melo Grifo Taveira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Raiane Menezes Rufino Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Tatiane Marques da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v5i8.15853

Palabras clave:

Educação do corpo, História, Memória

Resumen

Pretende-se neste artigo apresentar o projeto de extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, “Preservando e Divulgando a Memória das Práticas Corporais em Ibirité”. Buscou-se localizar e catalogar documentos relativos à temática que estão sob a guarda do Memorial Helena Antipoff. Dedicamo-nos inicialmente à catalogação dos diários produzidos pelos sujeitos da Escola Normal, dos Cursos de Aperfeiçoamento, e do Instituto Superior de Educação Rural (ISER), de 1950 e 1960. Para cada diário foi redigida uma Ficha Catalográfica - instrumento utilizado para obter e cadastrar informações sobre o documento. A análise dos diários possibilitou compreender a educação do corpo em Ibirité. Como resultados, temos a elaboração de um Catálogo Temático de Fontes; a organização de uma Exposição; a realização de monografias; além da formação de professoras que reconhecem a importância da Universidade dialogar com a comunidade em seu entorno.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ANTIPOFF, Helena. O Diário no Curso Rural. Escola Rural, Belo Horizonte, MG: Imprensa Oficial de Belo Horizonte, a. 1, n. 2, p.16, 1949.

CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Helena Antipoff: razão e sensibilidade na psicologia da educação. Disponível http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340142003000300013

CUNHA, L. B. et all. O Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer: um ponto de partida. In: Anais... X Congresso Nacional de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança e do II Congresso Latinoamericano de História de la Educación Física, 2006, Curitiba.

NASCIMENTO, Adalson, et al. Investigando contextos: organização dos arquivos do CEMEF/UFMG. In: LINHALES, Meily A.; NASCIMENTO, Adalson (orgs.). Organizando arquivos, produzindo nexos: a experiência de um Centro de Memória. 1 ed. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2013.

SANT’ANNA. Denise Bernuzzi. É possível realizar uma história do corpo? In: SOARES, Carmem Lúcia (org.). Corpo e história. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

SOARES, Carmem Lúcia. Prefácio. In: TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus (org). Educação do corpo na escola brasileira. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

ZIOTO, Tuane J. A Constituição da Educação Física no Ginásio Normal Rural Sandoval Soares de Azevedo em Ibirité, Minas Gerais (1955 – 1970). Monografia (Licenciatura em Educação Física). UEMGIbirité, Minas Gerais.

Publicado

23-02-2018

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

GUEDES COSTA E SILVA, Marina; MONTEIRO DIAS LIMA, Cassia Danielle; BICALHO DA CUNHA, Luciana; DE MELO GRIFO TAVEIRA, Fernanda; MENEZES RUFINO, Raiane; MARQUES DA SILVA, Tatiane. Preservando e divulgando a memória das práticas corporais em Ibirité: Conhecendo a rotina dos cursos de formação de professores rurais – Fazenda do Rosário. Revista Guará, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 119–129, 2018. DOI: 10.30712/guara.v5i8.15853. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/15853. Acesso em: 16 dec. 2025.

Artículos similares

1-10 de 109

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.