Triagem para hemoglobinas variantes em população adulta no Estado do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v3i3.9844Resumo
As hemoglobinas variantes, ou anormais, são decorrentes de alterações estruturais na hemoglobina que promovem a formação de moléculas com características bioquímicas diferentes das hemoglobinas normais. O objetivo do estudo foi investigar a frequência de hemoglobinas variantes na população do Estado do Ceará. Foram analisadas 298 amostras de sangue venoso de indivíduos adultos, de ambos os sexos, no período de julho de 2009 a julho de 2011. Para cada amostra foram realizados os exames de hemograma e eletroforese de hemoglobina em pH alcalino. Para confirmação dos resultados realizou-se a cromatografia líquida de alta eficiência. A prevalência das hemoglobinas variantes na população estudada foi de 2,01%, sendo 5 (1,68%) amostras Hb AS e 1 (0,33%) Hb AD - Los Angeles. Os dados obtidos confirmam que a Hb S é a hemoglobina variante de maior frequência no Ceará, sendo relevante a realização mais abrangente de triagem para hemoglobinas variantes com a finalidade de identificá-las precocemente, com o objetivo de diminuir o número de nascimentos de indivíduos com a forma grave.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
dos Santos, T. N., Barbosa, M. C., dos Santos, T. E. de J., Diniz, D. D. e S., Lemos, V. P., & Gonçalves, R. P. (2015). Triagem para hemoglobinas variantes em população adulta no Estado do Ceará. Revista Guará, 3(3). https://doi.org/10.30712/guara.v3i3.9844
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).