Molecular docking studies of the interaction of Bis-purines with acetylcholinesterase for the treatment of Alzheimer's Disease
Molecular docking studies of Bis-purines interaction with acetylcholinesterase for the treatment of Alzheimer's disease
DOI:
https://doi.org/10.47456/hb.v1i2.31794Keywords:
Doença de Alzheimer, Acetilcolinesterase, Docking Molecular, Bis-purinasAbstract
A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência no mundo. Embora a fisiopatologia da doença seja complexa, a redução das taxas de acetilcolina no hipocampo e córtex cerebral tem sido associada com essa patologia. Portanto, o uso de inibidores de acetilcolinesterase (AChE) e butirilcolinesterase (BChE), tem sido considerado como a melhor abordagem para o tratamento da doença. Inibidores com dupla interação com a enzima, ligando-se simultaneamente ao sítio catalítico aniônico (CAS) e ao sítio aniônico periférico (PAS), têm se destacado. No presente trabalho foi utilizado o docking molecular para avaliar a afinidade de diaminas de bis-purinas, com espaçadores metilênicos, pela enzima acetilcolinesterase. Os resultados obtidos indicaram que os compostos 5BP, 7BP, 10BP e 11BP possuem afinidade com a enzima através das interações observadas com os resíduos considerados importantes como Trp84 e Phe330 localizados no CAS. Além disso, todos os compostos mostraram interação com vários outros resíduos localizados no PAS e, embora não tenham apresentado interações com o Trp279, os compostos com maior afinidade, 5BP e 11BP, interagiram com o Asp72, sugerindo um papel decisivo nas suas afinidades.
Downloads
Published
Issue
Section
License

All works published in the Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) are licensed under Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
This means that:
Anyone can copy, distribute, display, adapt, remix, and even commercially use the content published in the journal;
Provided that due credit is given to the authors and to BJPE as the original source;
No additional permission is required for reuse, as long as the license terms are respected.
This policy complies with the principles of open access, promoting the broad dissemination of scientific knowledge.
🔗 Click here to access the full license