Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O periódico Ágora não admite plágios e realiza pesquisa em plataformas antiplágio.

Diretrizes para Autores

Os originais deverão ser digitados em Word for Windows, fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, espaçamento entre parágrafos de 6pt,  formato A4. Os artigos terão a dimensão mínima de 12 e a máxima de 30 laudas, incluídas bibliografia e notas de rodapé. Já as resenhas terão a dimensão mínima de 2 e a máxima de 7 laudas.

Serão aceitos artigos com, no máximo, quatro autores. Para submeterem um artigo, os autores deverão possuir, no mínimo, a condição de mestrando. As contribuições deverão ser originais e inéditas, sendo autorizada, no entanto, a publicação, em língua portuguesa, de artigos que tenham sido publicados originalmente em língua estrangeira. Já as resenhas devem versar sobre livros cuja primeira publicação na língua original não seja superior a três anos. A Ágora não publica documentos.

Com o objetivo de reduzir os custos de publicação, solicitamos aos autores que procedam à revisão ortográfica e gramatical do material a ser apresentado. Nesse sentido, a ausência de revisão detectada pelo Conselho Consultivo e/ou pelo Conselho Editorial será motivo para recusa do texto em questão.

Expressões em língua estrangeira, títulos de obras e passagens do texto que o autor deseje destacar devem ser digitados em itálico, evitando-se assim o uso do negrito. Citações no corpo do texto devem ser digitadas entre aspas. Citações acima de três linhas devem compor um novo parágrafo, com recuo de 4 cm à direita e fonte Times New Roman 10,5, espaçamento 1,5.

As ilustrações deverão ser digitalizadas em .jpg ou .png, com resolução entre 100 e 150 dpi e inseridas no corpo do próprio texto. Observe-se que as mesmas devem apresentar título, posicionado acima da imagem (Ex.: Figura 1 - Mosaico encontrado na cidade de Antioquia, século IV), e abaixo desta, a fonte (Fonte: Autor. Título da obra. Cidade: Editora: 2016, p. 5).

Logo abaixo do título, deverá ser feito um resumo informativo em português, com versões em inglês, francês ou espanhol (incluído o título) de, no máximo, dez linhas, explicando o assunto principal do artigo. Após cada resumo, serão mencionadas três palavras-chave em português e três em inglês, francês ou espanhol.

As remissões bibliográficas serão feitas em nota de rodapé, contendo o nome do autor seguido do título da da obra, cidade da publicação, editora, ano  e do número da página, separados por vírgulas, como se segue:

  1. ARIÈS, P. O tempo da história. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989, p. 56.

A partir da segunda referência da mesma obra, a identificação deve ser feita, em nota de rodapé, da seguinte forma:

      1. ARIÈS, 1989, p.56. 

As notas de natureza explicativa, deverão ser posicionadas no rodapé, jamais ao final do texto.

As referências bibliográficas deverão vir no final do artigo, em ordem alfabética, dispostas do seguinte modo:

Obra completa

ARIÈS, P. O tempo da história. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.

Capítulo de obra 

DARNTON, R. História da leitura. In: BURKE, P. (Org.). A escrita da história. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992, p. 199-236.

Artigos

CHARTIER, R. O mundo como representação.Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173-91, 1991.

 

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.