'Entre justos e ímpios': Conflitos teológicos entre Idácio de Aquae Flaviae e Salviano sobre os Vândalos no quinto século

Autores

  • Geraldo Rosolen Junior Universidade Federal de São Paulo

Resumo

Durante o quinto século, o estabelecimento de Reinos Germânicos no interior do Império Romano colaborou para um ápice da produção historiográfica dirigidas por clérigos e bispos, na intenção de compreender esse processo. Deste modo, pudemos observar alguns conflitos teológicos entre Salviano e Idácio de Aquae Flaviae, especialmente em relação aos vândalos, sendo que, o primeiro esteve disposto a evidenciar que o estabelecimento vândalo em solo imperial teria demonstrado a ascensão de uma nova sociedade mais próxima dos desígnios de Deus, em oposição a ele, Idácio seguindo a tradição cronística, acreditava estar presenciando o fim dos tempos profetizado por Daniel, propusemos assim, avaliar como as dinâmicas locais podem ter interferido e colaborado em suas percepções e para a produção de suas obras.

Downloads

Biografia do Autor

  • Geraldo Rosolen Junior, Universidade Federal de São Paulo
    Mestrando em História pela Universidade Federal de São Paulo. Pesquisador vinculado ao Laboratório de Estudos Medievais (LEME/UNIFESP).

Downloads

Publicado

06-02-2020

Edição

Seção

Dossiê: Auctoritas e potestas no Ocidente Tardo Antigo e Medieval

Como Citar

’Entre justos e ímpios’: Conflitos teológicos entre Idácio de Aquae Flaviae e Salviano sobre os Vândalos no quinto século. Revista Ágora, Vitória/ES, n. 30, p. 28–49, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/27684. Acesso em: 9 jul. 2025.