Sobre a Revista

A revista Cadernos de Astronomia é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação (interinstitucional) em Astronomia, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo) em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

Propõe-se a publicar artigos destinados à divulgação científica, história da ciência, ensino e pesquisa em astronomia e áreas correlatas. Possui acesso totalmente gratuito. O objetivo é tornar acessível a um amplo público, que inclui estudantes secundários, graduandos e simpatizantes da área, o conhecimento científico relacionado à astronomia, cosmologia e gravitação.

A partir de 2023 os números semestrais dos CdA serão publicados nos meses de Março e Setembro. Cada um desses números possuem datas limite para receber submissões:

  • Números publicados em Março - Submissões feitas até 10 de Janeiro;
  • Números publicados em Setembro - Submissões feitas até 1º de Julho.

Submissões recebidas após as datas limite acima não terão garantias de que, uma vez aceitas para publicação, façam parte do número em questão. Não sendo publicadas no próximo número, elas são automaticamente programadas para publicação no número subsequente a ser lançado.

Edição Atual

v. 3 n. 2 (2022): Astrobiologia
					Visualizar v. 3 n. 2 (2022): Astrobiologia

A sessão temática desta edição dos Cadernos de Astronomia enfoca o estado de arte da astrobiologia, discutindo a descoberta de exoplanetas, as condições para um planeta abrigar vida, o surgimento de moléculas complexas e sua difusão pelo espaço, a possibilidade de planetas do Sistema Solar abrigar seres vivos, entre outros assuntos correlatos.  Outros artigos do presente número focam em temas de grande importância e atualidade científica. Os telescópios James Webb e Gaia, que prometem revolucionar, não apenas os estudos em astrobiologia mas o da astronomia como um todo, são discutidos em detalhes. As características geológicas da nossa morada, a Terra, são extensamente descritas. A origem dos elementos químicos é abordada também em detalhes. Rememora-se Giordano Bruno, um dos precursores da moderna concepção do cosmo, e um dos artigos seminais da teoria da relatividade restrita recebe, pela primeira vez, tradução para o português.

Publicado: 26-08-2022

Edição completa

Textos Clássicos

Notas

Ver Todas as Edições

Mais detalhes sobre o escopo dos Cadernos de Astronomia na seção Sobre a Revista.

Para submeter um artigo, acesse: submissões

Editores Responsáveis:

Prof. Dr. Júlio C. Fabris (UFES)

Prof. Dr. Felipe Tovar Falciano (CBPF)

Prof. Dr. Júnior Diniz Toniato (UFES)

Prof. Dr. Hermano Velten (UFOP)

Prof. Dr. Alan M. Velásquez-Toribio (UFES) 

Veja todo o conselho científico da revista em Equipe Editorial