Sobre a Revista

A Simbiótica é um periódico acadêmico internacional do Núcleo de Estudos e Pesquisas Indiciárias (NEI-UFES) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Brasil. A partir do campo das Ciências Sociais, a Simbiótica busca transitar e inter-relacionar diferentes campos do conhecimento, articulando saberes e vivências científicas, artísticas e culturais em uma perspectiva complexa. 

Aceitamos somente trabalhos inéditos e que não tenham sido submetidos ao processo de seleção em outra revista ou meio de publicação científica. Todos os trabalhos são verificados em software anti-plágio e submetidos à avaliação duplo-cego por pares internos (Conselho Científico) e externos (pareceristas ad hoc).

Publicamos trabalhos redigidos em português, espanhol e inglês. Os interessados podem submeter artigos, ensaios, etnografias, resenhas, entrevistas, ensaios fotográficos, poemas, crônicas e contos.

Leiam nossas publicações.
http://periodicos.ufes.br/simbiotica/about/submissions

Dúvidas serão respondidas pelo e-mail: revistasimbiótica@gmail.com

Notícias

Chamada para publicação de artigos

2020-03-03

Os coletivos em cena: experiências práticas e campo de análise

 

Organizadores:

Drª Maria da Glória Gohn (UNICAMP)

Dr. Claudio Luis de Camargo Penteado (UFABC)

M.e. Marcelo Marques (UFRGS)

 

É com satisfação que informamos que se encontra aberta a chamada pública para submissão para trabalhos para o Dossiê 2020/02 da Simbiótica, número dedicado à análise e à reflexão teórica sobre os “coletivos”.

Recentemente, o Brasil presenciou um ciclo de protestos marcado por novas experiências organizacionais e formas de ação que passou a despertar a curiosidade tanto do campo político quanto acadêmico. Dentre as questões trazidas ao debate, destacou-se a autodenominação de ativistas como “coletivos”.

Diante disto, o objetivo do Dossiê Os coletivos em cena: experiências práticas e campo de análise é reunir trabalhos voltados para o desenvolvimento de novas abordagens e categorias analíticas, para a construção de metodologias direcionadas à apreensão do fenômeno, estudos que buscam identificar possíveis inovações trazidas pelos coletivos, bem como os limites da ação política desses grupos, dentre outras contribuições.

 

*Submissão diretamente pelo site da Simbiótica

 

Período de submissão: até o dia 31 de agosto de 2020.

Data de publicação: dezembro de 2020.

 

Chamada_Os_coletivos_em_cena_dossiê_temático_referente_ao_ano_de_2020_023.jpg

Saiba mais sobre Chamada para publicação de artigos

Edição Atual

v. 7 n. 1 (2020): Edição Especial sobre a Covid-19
					Visualizar v. 7 n. 1 (2020): Edição Especial sobre a Covid-19

“Talvez seja precipitado escrever sobre a pandemia de Covid-19... As ciências sociais são mais cautelosas e geralmente recomendam que tomemos o necessário e prudente distanciamento temporal dos fatos”. Estas são as primeiras e provocativas palavras dos organizadores da presente Edição Especial “Em tempos de pandemia: para um pós-epidêmico como oportunidade virtuosa”.

Mas, os organizadores deste número também nos dizem que há necessidade de “reflexões sociais imediatas”. Certamente, este é o mérito e, ao mesmo tempo, o desafio da Edição que apresentamos aos nossos leitores. A Simbiótica, de espírito inquieto, não se omitiria no empenho conjunto de pensar a urgência do presente.

Criamos, assim, uma oportunidade virtuosa que juntou os editores da revista aos professores Léo Peixoto Rodrigues (UFPel), Everton Garcia da Costa (IFSul) e Eduardo Rosa Guedes (UFPel), que vem a público com este belo dossiê que, agilmente, se mostrou capaz de articular um diálogo transnacional, em que um fenômeno de tal envergadura é lido sob lentes distintas.

Publicado: 2020-06-16

Dossiê

Ver Todas as Edições