A INVISIBILIDADE DO TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
DAS POLÍTICAS ÀS PRÁTICAS
Palavras-chave:
Tempos de Pandemia, Trabalho Docente, InvisibilidadeResumo
Diante desse cenário pandêmico de incertezas e de isolamento compulsório, as variações de sentimentos e emoções são frequentes, a sensação de falta de controle das situações somados à sobrecarga de trabalho têm posto os professores num constante estado de alerta. Diante desse contexto que refletiremos a partir dos estudos (BARRETO; ROCHA, 2021; GATTI, 2020; IMBERNÓN, 2006) esse texto objetiva apresentar os impactos da COVID-19 na saúde emocional do/a professor/a diante das novas exigências do trabalho em sua forma de home office. A pandemia evidencia as fragilidades da formação docente e ressalta as características da precarização do trabalho, uma vez que a grande maioria dos educadores tem dificuldades de lidar com as questões tecnológicas. Concluímos que O home office tem provocado prejuízos à saúde dos/das professores/as nesse contexto. A formação docente precisa contemplar algumas competências e habilidades que são necessárias na contemporaneidade, como a utilização de tecnologias.
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