A INVISIBILIDADE DO TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
DAS POLÍTICAS ÀS PRÁTICAS
Mots-clés :
Tempos de Pandemia, Trabalho Docente, InvisibilidadeRésumé
Diante desse cenário pandêmico de incertezas e de isolamento compulsório, as variações de sentimentos e emoções são frequentes, a sensação de falta de controle das situações somados à sobrecarga de trabalho têm posto os professores num constante estado de alerta. Diante desse contexto que refletiremos a partir dos estudos (BARRETO; ROCHA, 2021; GATTI, 2020; IMBERNÓN, 2006) esse texto objetiva apresentar os impactos da COVID-19 na saúde emocional do/a professor/a diante das novas exigências do trabalho em sua forma de home office. A pandemia evidencia as fragilidades da formação docente e ressalta as características da precarização do trabalho, uma vez que a grande maioria dos educadores tem dificuldades de lidar com as questões tecnológicas. Concluímos que O home office tem provocado prejuízos à saúde dos/das professores/as nesse contexto. A formação docente precisa contemplar algumas competências e habilidades que são necessárias na contemporaneidade, como a utilização de tecnologias.
Téléchargements
Références
BAHIA. Resolução do Conselho Estadual de Educação Nº 27, de 25 de março de 2020.
BAHIA. Resolução do Conselho Estadual de Educação Nº 34, de 28 de abril de 2020.
BARRETO, Andreia Cristina Freitas; LIMA, Marileide Moutinho Pamponet; ROCHA, Daniele Santos. EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE COVID-19. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, p. 72-80, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/33597. Acesso: 14. set. 2021.
BARRETO, Andreia Cristina Freitas, ROCHA, D. S. Covid-19 e Educação: Resistências, Desafios e (Im)Possibilidades. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11, jan./dez. 2020. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9555-5778. Acesso: 14. set. 2021.
BARRETO, Andréia Cristina Freitas et al. Ciências para crianças pequenas: uma análise sob a ótica de professoras da educação infantil. Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista, v. 6, n. 6, p. 306-317, 2017. Disponível em:
https://core.ac.uk/download/pdf/229304144.pdf. Acesso em 14. Set. 2021.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em: 14 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação/Gabinete do Ministro. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em 14. set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Nota de Esclarecimento de 18 de março de 2020. Disponível em: http://consed.org.br/media/download/5e78b3190caee.pdf. Acesso em 14. set. 2021.
CAMPOS, Taís; VÉRAS, Renata Meira; ARAÚJO, Tânia Maria. Trabalho docente em universidades públicas brasileiras e adoecimento mental. Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, p. 1-19, 2020.
DEJOURS, Christophe. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. São Paulo: Cortez Editora, 1988.
GATTI, Bernardete A. Os obstáculos da educação na formação de professores. Canal da TV CPP do Youtube. 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=kH8ziVViCSA&t=301s Acesso: 10 maio. 2021.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
FREITAS, Andreia Cristina Santos. Investigação Científica na Educação Infantil. 2016. 151p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Ilhéus, 2016. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201510036D.pdf. Acesso: 14 set. 2021.
FREITAS, Andreia Cristina; BRICCIA, Viviane. As potencialidades de uma sequência de ensino investigativa na educação infantil. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-23, 7 jul. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8947. Acesso: 20 jun. 2021.
LANDINI, Sônia Regina. Trabalho Docente, Precarização e Quadros de Adoecimento. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 30, p. 117-128, julho/dezembro, 2008.
NÓVOA, Antônio. Formação Continuada Territorial a Distância. Promovida pela Secretaria da Educação do Estado, através do canal do Instituto Anísio Teixeira, YouTube, 2020. Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2020.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.