PENSAMENTO DECOLONIAL E INCLUSÃO SUBALTERNA
A EDUCAÇÃO E O ENSEJO DA TRANSFORMAÇÃO
Palabras clave:
Pensamento Decolonial, Pedagogia Decolonial, Educação HistóricaResumen
Este artigo tem por objetivo uma revisão bibliográfica centrada no pensamento e na pedagogia decolonial. Nesse sentido, terá como base autores que trazem contribuições contra-hegemônicas, no que poderia ser denominado de uma “contra-história”, um contradiscurso epistemológico, quebrando narrativas estruturadas na exclusão de saberes e sujeitos, ao condená-los ao silenciamento. Portanto, objetivando uma visão por meio de multiperspectivas, para além da uma “histórica única”, a reflexão pretende encarar os debates insurgentes nesse cenário. Através disso, procura-se suporte discursivo em produções insurgentes, interligando-os aos estudos e pedagogias anticoloniais e de natureza crítica, buscando compreender como poderá ser formada uma “contraconsciência” descolonizada. Portanto, almeja-se a exploração de moldes que possibilitem a criação de uma filosofia pedagógica de inclusão dos subalternizados e de suas narrativas, são insurgências que devem buscar a tomada de consciência de “si” e do “outro”, além das especificidades que os compõem. Dessa maneira, é atribuído um papel importante na formação professoral e ao meio acadêmico, estruturado nas relações dominantes, também o sendo nas práticas pedagógicas e curriculares. Em suma, observa-se que a formação da contraconsciência envolverá parâmetros coletivos e institucionais, nessa perspectiva, estruturais, já que ser protagonista da própria existência é um desafio, no qual a prática coletiva que pode fornecer instrumentos de mudança efetiva.
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