Políticas de transição para eletromobilidade: análise comparativa entre Brasil e França

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21712/lajer.2025.v12.n4.p97-108

Palavras-chave:

Mobilidade elétrica; Políticas públicas; Transição energética; Veículos elétricos.

Resumo

Os resultados mostram que a França possui um cenário mais consolidado, com maior participação de automóveis eletrificados no mercado, ampla rede de recarga e maiores incentivos financeiros, estimulando assim a aceitação dos veículos elétrico leves. Já o Brasil, apesar de ter uma matriz energética favorável, ainda apresenta políticas limitadas, infraestrutura insuficiente e preços elevados dos carros, fatores que dificultam a expansão desse setor. Conclui-se que, enquanto a França já se destaca como referência em eletromobilidade, o Brasil precisa superar desafios estruturais e econômicos para garantir este avanço.

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Biografia do Autor

  • Isabela Farias J. da Silva, Universidade de Pernambuco

    Graduanda em Engenharia Civil pela Escola Politécnica de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (POLI-UPE), Engenheira Generalista com especialização em Bâtiment et Travaux Publics na École Nationale dIngénieurs de Tarbes (ENIT), Técnica em Edificações pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

  • Bianca M. Vasconcelos, Universidade de Pernambuco

    Professora Adjunta do quadro efetivo da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC) e líder do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq "Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho". É coordenadora de área do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia Civil. É editora da REPA (Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada), membro do comitê científico do SHO (SPOSHO/PT), membro do GT Formación e do GT Diseño y estética de las infraestructuras da RUITEM (Red Universitaria Iberoamericana de Territorio y Movilidad). Coordenou/coordena projetos de pesquisa com financiamento de órgãos de fomento público (CAPES, CNPq, FACEPE) e de parcerias com a indústria. Tem atuação em Acessibilidade e tecnologias assistivas; BIM; Construção 4.0; Macroergonomia; Segurança do Trabalho na Construção. 

  • Sabrina Rayane Silva Lucena, Universidade de Pernambuco

    Formada em Engenharia Civil pela Escola Politécnica de Pernambuco (POLI), mesmo local onde está cursando o Mestrado em BIM. Na área acadêmica, foi monitora da disciplina de programação no semestre 2019.1, período no qual ganhou prêmio de Destaque Acadêmico, e monitora de Arquitetura no período 2021.2. Participou de projetos de iniciação científica na área de fontes renováveis de energia e sustentabilidade com o apoio do CNPq. Fez parte da Empresa Júnior associada à POLI onde ganhou experiência em projetos de construção civil, e desenvolveu técnicas comerciais e estratégicas. Logo após atuou no desenvolvimento de projetos de modelagem, dimensionamento, documentação de instalações prediais. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho da Universidade de Pernambuco - POLI/UPE, onde desenvolve pesquisas com foco em BIM. Na área profissional, trabalha na área de gerenciamento da construção civil.

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Publicado

24-12-2025

Edição

Seção

Transição Energética

Como Citar

Farias Justino da Silva, I., Vasconcelos Valério, B.M. e Silva Lucena, S.R. (2025) “Políticas de transição para eletromobilidade: análise comparativa entre Brasil e França”, Latin American Journal of Energy Research, 12(4), p. 97–108. doi:10.21712/lajer.2025.v12.n4.p97-108.

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