Modelagem numérica de veículos elétricos (BEV) e híbridos célula a combustível (FCHEV) no ADVISOR: uma breve revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21712/lajer.2025.v12.n3.p109-116

Palavras-chave:

Advisor, hidrogênio, simulação numérica, veículos

Resumo

É apresentada uma revisão bibliográfica sobre veículos híbridos com célula a combustível de hidrogênio (FCHEV) e veículos elétricos a bateria (BEV), fundamentada em simulações numéricas realizadas no software ADVISOR. A investigação foi conduzida a partir da seleção de cinco artigos, definidos por critérios bibliométricos a partir da metodologia Science Mapping e as bases de dados Web of Science e Scopus, com o intuito de comparar o consumo de combustível, o desempenho e as emissões de gases de efeito estufa desses dois tipos de veículos. O ADVISOR, desenvolvido como uma ferramenta de simulação e análise do comportamento dinâmico de veículos, permite avaliar diferentes configurações de propulsão, incluindo veículos elétricos, híbridos a célula de combustível e modelos equipados com motores de combustão interna (ICEV). Dessa forma, constitui uma plataforma abrangente para o estudo comparativo entre alternativas de mobilidade elétrica e convencional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wilson José Feroni, Instituto Federal de Educação do Espírito Santo

    Professor do IFES - Campus Colatina, em regime de dedicação exclusiva. Graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UNESC, 1998), Licenciatura em Matemática (UFES, 2002) e Bacharelado em Matemática (UFES, 2005). Concluiu o Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2008). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Energia da UFES, campus São Mateus.

  • Rita de Cássia Feroni, Universidade Federal do Espírito Santo

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2007). Possui graduação em Engenharia de Produção-Civil pela Faculdade do Centro Leste - UCL (2009), com atribuições de Engenheira de Produção plena e Engenheira Civil. Possui mestrado (2010) e doutorado (2015) em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Atuação nas seguintes áreas interdisciplinares, Engenharia de Produção - Área de Engenharia de Operações e Processos da Produção; Engenharia da Sustentabilidade.

  • Oldrich Joel Romero, Universidade Federal do Espírito Santo

    Formado em Engenharia Mecânica pela Universidad Nacional de Ingeniería - UNI, Lima, Perú (1994), possui mestrado (1999) e doutorado (2003) em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. É professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, campus São Mateus, ES, atuando no programa de Pós-Graduação em Energia (desde 2011) e no curso de Graduação em Engenharia de Petróleo (desde 2008). Áreas principais são escoamento em meios porosos, recuperação avançada de petróleo, elevação de petróleo, transporte de Hidrogênio em dutos, fluidos não-Newtonianos, escoamentos com superfícies livres e interfaces em microescalas, métodos numéricos, processos de revestimento de substratos. Líder do grupo de pesquisa GPetro do CNPq. Professor sponsor do capítulo estudantil SPE-Ufes. Coordenador do Petroufes. Editor da revista Latin American Journal of Energy Research (Lajer). Coordenador do PRH 53/Ufes

Referências

Ahmadi, S, Bathaee, SMT e Hosseinpour, AH (2018) ‘Improving fuel economy and performance of a fuel-cell hybrid electric vehicle (fuel-cell, battery, and ultra-capacitor) using optimized energy-management strategy’, Energy Conversion and Management. https://doi.org/10.1016/j.enconman.2018.01.020.

ANL (2025) Argonne National Laboratory, [Online] Available at: https://www.anl.gov/taps/autonomie-vehicle-system-simulation-tool [Accessed 27 August 2025].

Baldam, RL (2020) ‘Workshop Science Mapping’, [online]. https://www.youtube.com/watch?v=5KSa6AihrWU (Accessed 27 August 2025).

Feroni, WJ, Barbosa, IABS, Santos, RD, Hunt, JD, Romero, OJ (2024), ‘Tecnologia do hidrogênio para a descarbonização do setor de transporte: análise do Toyota Mirai com o software ADVISOR’, Anais do Congresso Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial. https://doi.org/10.29327/conemi24.900339.

Fu, Z, Li, Z, Si, P e Tao, F (2019) ‘A hierarchical energy management strategy for fuel cell/battery/supercapacitor hybrid electric vehicles’, International Journal of Hydrogen Energy. https://doi.org/10.1016/j.ijhydene.2019.06.158.

Fu, Zhumu, Zhu, Longlong, Tao, Fazhan, SI, Pengju e Sun, Lifan (2020) ‘Optimization based energy management strategy for fuel cell/battery/ultracapacitor hybrid vehicle considering fuel economy and fuel cell lifespan’ International Journal of Hydrogen Energy. https://doi.org/10.1016/j.ijhydene.2020.01.017.

https://www.youtube.com/watch?v=5KSa6AihrWU [Accessed 27 August 2025].

Kang, Y, Liu, H, Aziz, MDA, Kassim, KA (2019) ‘A wavelet transform method for studying the energy distribution characteristics of microseismicities associated rock failure’, Journal of Traffic and Transportation Engineering. https://doi.org/10.1016/j.jtte.2018.03.007.

Ma, Y, Li, C e Wang, S (2022) ‘Multi-objective energy management strategy for fuel cell hybrid electric vehicle based on stochastic model predictive control’, ISA Transactions. https://doi.org/10.1016/j.isatra.2022.04.045.

Markel, T, Brooker, A, Hendricks, T, Johnson, V, Kelly, K, Kramer, B, O’keefe, M, Sprik, S, Wipke, K (2002) ‘ADVISOR: a systems analysis tool for advanced vehicle modeling’, Journal of Power Sources. https://doi.org/10.1016/s0378-7753(02)00189-1.

Mendel, JM (1995) ‘Fuzzy logic systems for engineering: a tutorial’, Proceedings of the IEEE. https://doi.org/10.1109/5.364485.

NREL(1999) ‘ADVISOR 2.0: A Second-Generation Advanced Vehicle Simulator for Systems Analysis’, National Renewable Energy Laboratory. https://doi.org/10.2172/5023.

Rusu, FA, Baciu, AG e Livint, G (2018) ‘Applicability of fuel cell in electric vehicles’, International Conference and Exposition on Electrical and Power Engineering (EPE). https://doi.org/10.1109/ICEPE.2018.8559669.

Shusheng, X, Qiujie, S, Baosheng, G, Encong, Z, Zhankuan, Wu (2020) ‘Research and development of on-board hydrogen-producing fuel cell vehicles’, International Journal of Hydrogen Energy. https://doi.org/10.1016/j.ijhydene.2020.04.236.

Tao, F, Zhu, L, Fu, Z, Si, P, Sun, L (2020) ‘Frequency decoupling-based energy management strategy for fuel cell/battery/ultracapacitor hybrid vehicle using fuzzy control method’, IEEE. https://doi.org/10.1109/access.2020.3023470.

Downloads

Publicado

29-11-2025

Edição

Seção

Energias de Baixo Carbono

Como Citar

Feroni, W.J., Feroni, R. de C. e Romero, O.J. (2025) “Modelagem numérica de veículos elétricos (BEV) e híbridos célula a combustível (FCHEV) no ADVISOR: uma breve revisão da literatura”, Latin American Journal of Energy Research, 12(3), p. 109–116. doi:10.21712/lajer.2025.v12.n3.p109-116.

Artigos Semelhantes

1-10 de 64

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.