Mecanismos de redução de perda de carga no escoamento de óleos pesados em dutos terrestres

Autores

  • Marina Rangel Justiniano Universidade Federal do Espírito Santo
  • Oldrich Joel Romero

DOI:

https://doi.org/10.21712/lajer.2017.v4.n1.p30-40

Resumo

A tubulação é o meio mais conveniente de transporte de óleo do campo produtor até a refinaria. Entretanto, quando se trata de óleos pesados esta etapa é um enorme desafio. A redução da viscosidade do óleo ou do arrasto são formas de viabilizar esta operação. Este artigo apresenta a modelagem matemática e numérica do escoamento monofásico de óleo pesado em um duto terrestre de 3.600 m. A influência do coeficiente global de transferência de calor nos gradientes de pressão e de temperatura é analisada. É estudado também o mecanismo de redução de perda de carga através da injeção de 3 agentes redutores de arrasto (DRA) distintos, identificados pelas constante de Burger,  e , como se segue: DRA 1 (  e ); DRA 2 (  e ) e DRA 3 (  e ). O software PipelineStudio® é a ferramenta utilizada para resolver as equações governantes. Os resultados obtidos mostram que o uso de isolamento quando projetado apropriadamente é de grande importância para manter a transferência de calor em níveis baixos, objetivando uma maior vazão de produção. Além disso, quando associado à injeção de DRA, o terceiro se demonstrou mais eficiente. Entretanto há uma necessidade de avaliação econômica para definir a viabilidade do projeto.

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Publicado

05-02-2021

Como Citar

Justiniano, M. R., & Romero, O. J. (2021). Mecanismos de redução de perda de carga no escoamento de óleos pesados em dutos terrestres. Latin American Journal of Energy Research, 4(1), 30–40. https://doi.org/10.21712/lajer.2017.v4.n1.p30-40

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