DISCURSO PROMOCIONAL E MÍDIA: A REESTRUTURAÇÃO DO TEXTO JORNALÍSTICO
Resumo
O presente artigo pretende abordar o discurso da mídia, no campo do processo de reestruturação de gêneros jornalísticos em função do discurso promocional da publicidade. Parte do pressuposto de que é cada vez mais crescente o fenômeno segundo o qual domínios e instituições sociais, cujo propósito não seja produzir mercadorias no sentido econômico restrito de artigos para venda, vêm a ser organizados e definidos em termos de produção, distribuição e consumo de mercadorias. Como delimitação, focalizamos o caso do gênero primeira página de jornal. Como apoio teórico, tomamos os pressupostos da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 1992 [2001]; 1995; 2003; Wodak, 2004; Ramalho; Resende, 2011), além de outras abordagens transversais, como a Gramática do Design Visual (Kress; Van Leeuwen, 2006; Almeida, 2008) e estudos da mídia (Thompson, 1998; Hernandes, 2012).
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS