O SENTIDO PESSOAL DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS ADOLESCENTES
Resumo
O presente artigo analisa o sentido pessoal de uma professora experiente sobre ensinar inglês para uma turma de adolescentes. O contexto de estudo foi uma escola pública mineira e os adolescentes estudavam em uma turma de nono ano. Por meio de uma narrativa escrita, a professora reconstituiu as experiências desde o primeiro contato com os alunos. A narrativa foi analisada a partir de perspectivas da linguística aplicada em diálogo com a teoria histórico-cultural. Os resultados sugerem a construção de um sentido sobre ensinar os adolescentes a partir de um motivo acerca do papel social do professor como propulsor do desenvolvimento pela instrução. Ainda que tal força interna seja importante, sua prática pedagógica é inicialmente impedida pela indisciplina e é somente no enfrentamento da situação que ela consegue retomar os objetivos iniciais de sua ação em sala de aula. Dessa forma, o sentido da professora se transforma de um conflito inicial para um entendimento mais amplo do potencial do aluno adolescente para aprender, ainda que necessite de orientação que vem da professora. As implicações consideram a educação como o ponto chave tanto para a formação de motivos do professor quanto para a possibilidade de desenvolvimento do aluno.Downloads
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