UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DO ESQUETE ENCONTRO
Resumo
RESUMO: Este trabalho visa analisar um esquete intitulado Encontro, produzido pelo coletivo Porta dos Fundos, pois nesse quadro humorístico percebe-se que há um diálogo, no qual os protagonistas, apesar da conversação, não parecem estar se comunicando. Isso nos remete a diálogos cotidianos que são presenciados, os quais são aparentemente apenas trocas de palavras, na tentativa de se fazer presente socialmente, mas que não têm uma troca efetiva de mensagens, o que evidencia um comportamento social. Para abordar esse comportamento, convoca-se como aporte teórico textos de Mikhail Bakhtin e de seu Círculo e de Patrick Charaudeau. Por meio deste estudo, depreende-se que a compreensão ativamente responsiva nem sempre corresponderá a nossas expectativas, mas isso não faz com que deixe de existir, pois pode ter diversas gradações.
Palavras-chave: Esquete. Semiolinguística. Compreensão responsiva.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS