“NEGRÃO” E “NEGRINHA”: UM ESTUDO DA VARIAÇÃO NO TRATAMENTO EM CARTAS AMOROSAS DA FAMÍLIA PENNA
Resumo
Estudo da variação da forma pronominal tu em oposição à forma você, na posição de sujeito, em cartas amorosas trocadas entre duas gerações da família Penna, escritas em fins do século XIX e início do século XX. Para a realização da análise, leva-se em conta os pressupostos teóricos da teoria variacionista quantitativa laboviana (Labov, 1994). Os resultados apontam para o maior emprego de tu, enquanto a forma você vai se instaurando no sistema.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS