O Ensino-Aprendizagem Da Oralidade Formal E O Apreço À Tolerância E À Diversidade De Pontos De Vista

Autores

  • Sirley Siqueira Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36699

Resumo

Este artigo tem por objetivo reiterar a importância de se trabalhar gêneros textuais típicos da oralidade no contexto da Educação Básica. Assumindo uma concepção interacional da linguagem, pretende também apresentar algumas respostas para os seguintes questionamentos: “Qual é a relevância do trabalho com a oralidade em sala de aula?” e “Por que o gênero textual debate regrado pode ser uma opção para a aquisição de usos formais da fala em público e para a formação cidadã pautada no respeito ao outro?”. Apresenta ainda um exemplo de prática pedagógica voltada para a aquisição da oralidade formal, por meio do trabalho com o gênero debate regrado, desenvolvida com alunos do Ensino Médio. Tal atividade demonstrou ser um dos caminhos possíveis para o exercício da escuta atenta ao que o interlocutor tem a dizer, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento da expressão oral formal requerida em diversas práticas sociais.

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Publicado

19-12-2021

Como Citar

SIQUEIRA, Sirley. O Ensino-Aprendizagem Da Oralidade Formal E O Apreço À Tolerância E À Diversidade De Pontos De Vista. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 318–335, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i29.36699. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36699. Acesso em: 19 abr. 2024.