O Ensino-Aprendizagem Da Oralidade Formal E O Apreço À Tolerância E À Diversidade De Pontos De Vista
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36699Resumo
Este artigo tem por objetivo reiterar a importância de se trabalhar gêneros textuais típicos da oralidade no contexto da Educação Básica. Assumindo uma concepção interacional da linguagem, pretende também apresentar algumas respostas para os seguintes questionamentos: “Qual é a relevância do trabalho com a oralidade em sala de aula?” e “Por que o gênero textual debate regrado pode ser uma opção para a aquisição de usos formais da fala em público e para a formação cidadã pautada no respeito ao outro?”. Apresenta ainda um exemplo de prática pedagógica voltada para a aquisição da oralidade formal, por meio do trabalho com o gênero debate regrado, desenvolvida com alunos do Ensino Médio. Tal atividade demonstrou ser um dos caminhos possíveis para o exercício da escuta atenta ao que o interlocutor tem a dizer, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento da expressão oral formal requerida em diversas práticas sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS