Uma Análise Multimodal De Brinquedos Fidget Toys Na Perspectiva Da Semiótica Social
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36787Resumo
No contexto contemporâneo de possíveis impactos causados por uma realidade pandêmica da Covid 19, apresentamos uma discussão sobre infância e brincadeiras representadas em brinquedos conhecidos como fidget toys, seguindo estudos anteriores que defendem a questão de brinquedos como textos, representações semióticas (CALDAS-COULTHARD; VAN LEEUWEN, 2004; ALMEIDA, 2006; 2018; SOARES; ALMEIDA, 2018). O presente estudo fundamenta-se na Semiótica Social (HODGE; KRESS, 1988), utilizando o sistema de modalidade da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]), e o inovador esquema para a semiótica dos brinquedos (ALMEIDA, 2020; 2021). O propósito geral é discutir significados e discursos sobre infância e brincadeira em e por meio desses brinquedos. Especificamente, busca identificar e comparar quais e como os modos de comunicação e recursos semióticos recorrentes nos brinquedos dessa categoria estabelecem interação com o observador; bem como verificar quais e como os significados e discursos sobre infância e brincadeira são comunicados nesses brinquedos. Os resultados revelam um discurso promissor de alívio do estresse e ansiedade, materializados e reconfigurados em brinquedos existentes antes da pandemia, propagando e naturalizando brincadeiras repetitivas, prescritivas e de pouco movimento, além de incentivo ao consumo.
Palavras-chave: Brinquedos antiestresse. Semiótica Social. Multimodalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS