Uma Análise Multimodal De Brinquedos Fidget Toys Na Perspectiva Da Semiótica Social

Autores

  • Cláudia Regina Ponciano Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • José Maria de Aguiar Sarinho Júnior

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36787

Resumo

No contexto contemporâneo de possíveis impactos causados por uma realidade pandêmica da Covid 19, apresentamos uma discussão sobre infância e brincadeiras representadas em brinquedos conhecidos como fidget toys, seguindo estudos anteriores que defendem a questão de brinquedos como textos, representações semióticas (CALDAS-COULTHARD; VAN LEEUWEN, 2004; ALMEIDA, 2006; 2018; SOARES; ALMEIDA, 2018). O presente estudo fundamenta-se na Semiótica Social (HODGE; KRESS, 1988), utilizando o sistema de modalidade da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]), e o inovador esquema para a semiótica dos brinquedos (ALMEIDA, 2020; 2021). O propósito geral é discutir significados e discursos sobre infância e brincadeira em e por meio desses brinquedos. Especificamente, busca identificar e comparar quais e como os modos de comunicação e recursos semióticos recorrentes nos brinquedos dessa categoria estabelecem interação com o observador; bem como verificar quais e como os significados e discursos sobre infância e brincadeira são comunicados nesses brinquedos. Os resultados revelam um discurso promissor de alívio do estresse e ansiedade, materializados e reconfigurados em brinquedos existentes antes da pandemia, propagando e naturalizando brincadeiras repetitivas, prescritivas e de pouco movimento, além de incentivo ao consumo.

Palavras-chave: Brinquedos antiestresse. Semiótica Social. Multimodalidade.

 

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Publicado

19-12-2021

Como Citar

PONCIANO FERNANDES, Cláudia Regina; DE AGUIAR SARINHO JÚNIOR, José Maria. Uma Análise Multimodal De Brinquedos Fidget Toys Na Perspectiva Da Semiótica Social. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 168–188, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i29.36787. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36787. Acesso em: 20 abr. 2024.