Retextualização E Princípios De Textualidade: Estratégicas Para O Aprimoramento Da Escrita Acadêmica

Autores

  • Andréa Pisan Soares Aguiar
  • Sueli Cristina Marquesi

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36791

Resumo

Neste trabalho, nosso interesse é pensar a escrita acadêmica no âmbito da graduação. Mais especificamente, nosso objetivo é verificar como a retextualização e os princípios de textualidade podem constituir estratégias para o aprimoramento da escrita de textos acadêmicos. A título de exemplificação, recorremos a dois textos, versão A e versão B, produzidos pelo mesmo grupo de alunos de 2º semestre de um curso de Direito. Observamos que a atividade de escrita, fundamentada no processo de retextualização e nos princípios de textualidade, propiciou um momento de reflexão sobre o próprio ato de escrever, que integra múltiplas etapas sem as quais não se alcança o aprimoramento textual esperado.

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Publicado

19-12-2021

Como Citar

PISAN SOARES AGUIAR, Andréa; MARQUESI, Sueli Cristina. Retextualização E Princípios De Textualidade: Estratégicas Para O Aprimoramento Da Escrita Acadêmica . PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 223–237, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i29.36791. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36791. Acesso em: 19 abr. 2024.