Contribuições Da Referenciação Para O Ensino-Aprendizagem De Língua Portuguesa, Com Ênfase Na Natureza Argumentativa Da Linguagem
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36829Resumo
Este artigo tem como objetivo mais amplo propor uma reflexão sobre as relações entre linguística textual e ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Parte-se do postulado assumido pela linguística textual praticada no Brasil na atualidade, que compreende a argumentação como um processo inerente à linguagem, já que em todos os textos há um direcionamento do locutor para mudar, em algum nível, o estado do interlocutor (CAVALCANTE et al., 2020). Com base nisso, elegemos o processo da referenciação como estratégia a ser explorada em práticas pedagógicas, propondo uma análise de duas atividades em que a construção da coerência passa pela percepção da argumentatividade dos referentes. Acreditamos que as atividades sugeridas se pautam pela promoção do aprendizado eficaz, no plano tanto da visada argumentativa quanto da dimensão argumentativa (AMOSSY, 2011). Além disso, ao levar em conta a ação do aprendiz sobre os textos, em vez de se ligar ao caráter meramente expositivo de mecanismos de coesão referencial, essas atividades permitem a renovação (a nosso ver, urgente) do trabalho pedagógico com estratégias de textualização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS