Contribuições Da Referenciação Para O Ensino-Aprendizagem De Língua Portuguesa, Com Ênfase Na Natureza Argumentativa Da Linguagem

Autores

  • Valdinar Custódio Filho Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36829

Resumo

Este artigo tem como objetivo mais amplo propor uma reflexão sobre as relações entre linguística textual e ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Parte-se do postulado assumido pela linguística textual praticada no Brasil na atualidade, que compreende a argumentação como um processo inerente à linguagem, já que em todos os textos há um direcionamento do locutor para mudar, em algum nível, o estado do interlocutor (CAVALCANTE et al., 2020). Com base nisso, elegemos o processo da referenciação como estratégia a ser explorada em práticas pedagógicas, propondo uma análise de duas atividades em que a construção da coerência passa pela percepção da argumentatividade dos referentes. Acreditamos que as atividades sugeridas se pautam pela promoção do aprendizado eficaz, no plano tanto da visada argumentativa quanto da dimensão argumentativa (AMOSSY, 2011). Além disso, ao levar em conta a ação do aprendiz sobre os textos, em vez de se ligar ao caráter meramente expositivo de mecanismos de coesão referencial, essas atividades permitem a renovação (a nosso ver, urgente) do trabalho pedagógico com estratégias de textualização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-12-2021

Como Citar

CUSTÓDIO FILHO, Valdinar. Contribuições Da Referenciação Para O Ensino-Aprendizagem De Língua Portuguesa, Com Ênfase Na Natureza Argumentativa Da Linguagem. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 203–222, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i29.36829. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36829. Acesso em: 26 abr. 2024.