ECOLOGIZAR A NEURODIVERSIDADE

REFLEXÕES SOBRE EXISTÊNCIAS E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v14i36.44315

Palavras-chave:

Neurodiversidade. Pensamento ecológico. Modernidade. Língua estrangeira.

Resumo

RESUMO: O presente artigo busca aproximar o pensamento ecológico dos estudos da neurodiversidade para abordar a relação com a língua estrangeira. Partindo-se do pressuposto de que o momento atual (a catástrofe climática) deixa às claras as contradições da modernidade, busca-se abordar a neurodiversidade para além do enquadramento moderno, questionando-se a normatividade homogeneizante que categoriza seres a partir de hierarquias. Nesse sentido, quando um pensamento sem centro e sem bordas, ou seja, o pensamento ecológico, é trazido para a discussão, a relação com as línguas estrangeiras pode ser vislumbrada de outra forma. Sugerimos, assim, que se observarmos o desempenho das funções executivas em pessoas neurodivergentes, bilíngues e não brancas, podemos perceber que o uso de uma língua estrangeira na prática linguística pode criar um ambiente alternativo, onde o padrão cognitivo convencional deixa de ser o ponto central. Esse espaço-tempo estrangeiro e estranho é, por sua própria natureza, não uniforme e ramificado, possibilitando equalizar neurodivergentes e neurotípicos. Assim, o presente artigo busca contribuir para o ensino de língua estrangeira a partir do diálogo entre pensamento ecológico e estudos da neurodiversidade.

PALAVRAS-CHAVE: Neurodiversidade. Pensamento ecológico. Modernidade. Língua estrangeira.

 

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Biografia do Autor

Adriana Lessa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

É professora adjunta de Língua Inglesa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), doutora em Linguística pela UFRJ (2015). 

Tatiana Massuno, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Inglês - Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada e no ensino de língua inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: fausto, alegoria, Antropoceno, língua inglesa e modernidade.

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Publicado

03-12-2024

Como Citar

LESSA, Adriana; MASSUNO, Tatiana. ECOLOGIZAR A NEURODIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE EXISTÊNCIAS E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 90–108, 2024. DOI: 10.47456/pl.v14i36.44315. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/44315. Acesso em: 22 dez. 2024.