v. 14 n. 36 (2024): Dossiê temático: Linguística Aplicada e Estudos da Deficiência: aproximações (im)possíveis

Os estudos contemporâneos desenvolvidos no âmbito da Linguística Aplicada (LA) não têm medido esforços para considerar as complexas transformações na relação indissociável entre práticas sociais e uso da linguagem. De modo a potencializar as condições de análise de seus objetos de investigação, a LA mobiliza articulações teóricas e metodológicas com diferentes áreas do conhecimento como as Ciências Sociais, as Ciências da Educação, a Psicologia, dentre outras, o que enfatiza a sua natureza transdisciplinar. Destaca-se, entre esses estudos, a compreensão de linguagem como elemento fundamental dos processos de subjetivação, isto é, de produção de subjetividades; como possibilidade de entendimento de si e dos outros (MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2013; PESSOA, 2019; JORDÃO, 2019). Impulsionadas pela perspectiva dos Estudos Decoloniais, algumas pesquisas em LA têm buscado problematizar estruturas coloniais encontradas no Sul Global e que resultam de um processo baseado na matriz colonial de poder (MIGNOLO, 2017). Além de oferecerem elementos para romper com formas de pensamento patriarcais, brancas, europeias, universais, que constroem nossas ontoepistemes (MIGNOLO, 2017; GROSFOGUEL, 2010; MENEZES DE SOUZA, 2019), esses trabalhos também focam temáticas e questões de linguagem relacionadas com grupos historicamente posicionados à margem da sociedade como mulheres, pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, LGBTQIAP+ e suas interseccionalidades. Na esteira dessa perspectiva, este dossiê reuniu trabalhos que apresentam pesquisas ou discussões em LA que tematizam outro grupo marginalizado: as pessoas com deficiência. Os artigos que relacionam a LA e os Disability Studies e focalizam, dentre outros temas possíveis, os modelos de deficiência e subjetividade; práticas sociais e pessoas com deficiência; translinguagem e deficiência; ensino e aprendizagem de línguas com pessoas com deficiência; inclusão escolar; currículo e deficiência; formação de professores, entre outros. A proposta do dossiê destaca-se como uma significativa contribuição para a visibilidade dos estudos sobre deficiência, decolonialidade e linguagem além de contribuir para a identificação, interrogação e a urgente interrupção (MENEZES DE SOUZA, 2019) das colonialidades relacionadas às pessoas com deficiência no Sul Global.

Publicado: 03-12-2024

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