PESSOAS COM AUTISMO SOB A ÓTICA DA LINGUÍSTICA APLICADA DECOLONIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v14i36.44421

Palavras-chave:

Decolonialidade, Transtorno do Espectro Autista, Linguística Aplicada

Resumo

RESUMO: Neste artigo, buscamos abordar a forma pela qual nossas lentes culturais, baseadas em uma matriz de poder, criam linhas abissais ao considerar o transtorno do espectro autista, sobretudo, a questão da “deficiência. Para tanto, três aspectos serão destacados - a decolonialidade, o TEA e a psicologia histórico-cultural de Vygotsky para abordar a complexidade da discussão. Enfatizamos a necessidade de uma epistemologia crítica que questione as relações de poder e promova a inclusão de perspectivas historicamente excluídas. Enfatizamos a necessidade de luta pela inclusão de pessoas com autismo, cujas vozes e experiências são frequentemente ignoradas ou desvalorizadas em discussões sobre políticas sociais, educação e empregabilidade. Abordamos, ainda, a necessidade de enfrentamento dos desafios associados ao TEA que requerem esforços coletivos, interdisciplinar e continuado, que transcenda as barreiras da patologização e abra caminhos para a plena participação e reconhecimento das pessoas com autismo em todos os espaços da vida cotidiana.

PALAVRAS-CHAVE: Decolonialidade. Transtorno do Espectro Autista. Linguística Aplicada.

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Biografia do Autor

Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Anhanguera-UNIDERP (2023) CRP 14/10019. Pós-Doutorado em Letras Modernas pela USP (2016-2017). Doutorado em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio (2010). Mestrado em Administração de Empresas com especialização em Marketing PUC-Rio (2006). Pós-graduação em General Management (MBA) PUC-Rio (2003). Licenciatura Plena em Letras Português-Inglês pela PUC-Rio (1984). Professora Dra. Titular da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS, ministrando aulas nos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu do Mestrado Acadêmico e Profissional em Letras.

Maria Inesila Montenegro Garcia de Oliveira , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS

Bacharel em Fonoaudiologia – UNESA / RJ– (1992) CRFa 5-0438-6/MS. Doutorado em Educação – UFMS -2011. Mestrado em Educação – UNICAMP – SP 2000. Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional -UNESA 1995 e Pós-graduação em Motricidade Oro facial 1996. Professora Dra. da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, curso de medicina, leciona no terceiro e quarto ano do ciclo básico. Profa. Dra. Residência multiprofissional em saúde da família na atenção básica com povos indígenas e profa. Dra. Residência em Reabilitação Física – UFMS / APAE. Autora da Coleção Conto e Reconto: narrativa simples, volume vermelho; narrativa composta, volume azul; narrativa complexa de ações prevista, volume amarelo e narrativa complexa de ações imprevistas, volume verde. Ed. Independente, MS. 2022.  Autora do Aplicativo do Conto e reconto para IOs e Android. Fundadora e autora do Ludii Cards: jogos para comunicar, destinado a Educadores, Terapeutas e Pais.

 

Ruberval Franco Maciel, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS

Doutor em Estudos Linguísticos e Literários de Inglês pela USP, com estágio doutoral no Centre for Globalization and Cultural Studies - Univeristy of Manitoba, como bolsista ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program) - Canadá. Mestre em Linguística Aplicada pela University of Reading - Inglaterra, como bolsista da Fundação Rotary International. Realizou estágio pós-doutoral como pesquisador visitante da Fundação Fulbright no programa de PhD in Urban Education da City University of New York - Estados Unidos e também realizou estágio Pós-doutoral na Universidad Nacional de Jujuy na Argentina. Atualmente é Bolsista Produtividade do CNPq e professor da graduação e Pós-graduação em Letras e da graduação em Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Foi coordenador da Rede Universitária da Rota de Integração Latino Americana - UNIRILA - Brasil, Paraguai, Chile e Argentina). Foi pesquisador visitante da City University of New York e foi pesquisador externo associado do Centro de Globalização e Estudos Culturais da University of Manitoba no Canadá. Foi Presidente da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil-2014-2015). Foi Presidente fundador da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso do Sul (APLIEMS). Foi avaliador oito vezes do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD (MEC) Língua Inglesa. Co-autor do Caderno para a área de Linguagens do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (MEC). Coordena o convênio interinstitucional UEMS/Glendon College-York University - Toronto-Canadá. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada, políticas públicas para o ensino de Línguas, translinguísmo, novos letramentos, multiletramentos, letramento crítico, transculturalidade, formação de professores e políticas de internacionalização

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Publicado

03-12-2024

Como Citar

BARROS, Adriana; OLIVEIRA , Maria; MACIEL, Ruberval Franco. PESSOAS COM AUTISMO SOB A ÓTICA DA LINGUÍSTICA APLICADA DECOLONIAL. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 109–126, 2024. DOI: 10.47456/pl.v14i36.44421. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/44421. Acesso em: 2 abr. 2025.