PESSOAS COM AUTISMO SOB A ÓTICA DA LINGUÍSTICA APLICADA DECOLONIAL
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v14i36.44421Palavras-chave:
Decolonialidade, Transtorno do Espectro Autista, Linguística AplicadaResumo
RESUMO: Neste artigo, buscamos abordar a forma pela qual nossas lentes culturais, baseadas em uma matriz de poder, criam linhas abissais ao considerar o transtorno do espectro autista, sobretudo, a questão da “deficiência. Para tanto, três aspectos serão destacados - a decolonialidade, o TEA e a psicologia histórico-cultural de Vygotsky para abordar a complexidade da discussão. Enfatizamos a necessidade de uma epistemologia crítica que questione as relações de poder e promova a inclusão de perspectivas historicamente excluídas. Enfatizamos a necessidade de luta pela inclusão de pessoas com autismo, cujas vozes e experiências são frequentemente ignoradas ou desvalorizadas em discussões sobre políticas sociais, educação e empregabilidade. Abordamos, ainda, a necessidade de enfrentamento dos desafios associados ao TEA que requerem esforços coletivos, interdisciplinar e continuado, que transcenda as barreiras da patologização e abra caminhos para a plena participação e reconhecimento das pessoas com autismo em todos os espaços da vida cotidiana.
PALAVRAS-CHAVE: Decolonialidade. Transtorno do Espectro Autista. Linguística Aplicada.
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