PEOPLE WITH AUTISM FROM THE PERSPECTIVE OF DECOLONIAL APPLIED LINGUISTICS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v14i36.44421

Keywords:

Decoloniality, AAutism Spectrum Disorder, Applied Linguistics

Abstract

ABSTRACT: In this article, we seek to address the way in which our cultural lenses, based on a matrix of power, create abysmal lines when considering autism spectrum disorder, especially the issue of “disability. To this end, three aspects will be highlighted - decoloniality, ASD and Vygotsky's historical-cultural psychology to address the complexity of the discussion. We emphasize the need for a critical epistemology that questions power relations and promotes the inclusion of historically excluded perspectives. We emphasize the need to fight for the inclusion of people with autism, whose voices and experiences are often ignored or devalued in discussions about social policies, education and employability. We also address the need to face the challenges associated with ASD that require collective, interdisciplinary and continued efforts, which transcend the barriers of pathologization and open paths for the full participation and recognition of people with autism in all areas of everyday life.

KEYWORDS: Decoloniality. Autism Spectrum Disorder. Applied Linguistics.

Downloads

Author Biographies

Adriana Barros, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Anhanguera-UNIDERP (2023) CRP 14/10019. Pós-Doutorado em Letras Modernas pela USP (2016-2017). Doutorado em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio (2010). Mestrado em Administração de Empresas com especialização em Marketing PUC-Rio (2006). Pós-graduação em General Management (MBA) PUC-Rio (2003). Licenciatura Plena em Letras Português-Inglês pela PUC-Rio (1984). Professora Dra. Titular da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS, ministrando aulas nos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu do Mestrado Acadêmico e Profissional em Letras.

Maria Oliveira , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS

Bacharel em Fonoaudiologia – UNESA / RJ– (1992) CRFa 5-0438-6/MS. Doutorado em Educação – UFMS -2011. Mestrado em Educação – UNICAMP – SP 2000. Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional -UNESA 1995 e Pós-graduação em Motricidade Oro facial 1996. Professora Dra. da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, curso de medicina, leciona no terceiro e quarto ano do ciclo básico. Profa. Dra. Residência multiprofissional em saúde da família na atenção básica com povos indígenas e profa. Dra. Residência em Reabilitação Física – UFMS / APAE. Autora da Coleção Conto e Reconto: narrativa simples, volume vermelho; narrativa composta, volume azul; narrativa complexa de ações prevista, volume amarelo e narrativa complexa de ações imprevistas, volume verde. Ed. Independente, MS. 2022.  Autora do Aplicativo do Conto e reconto para IOs e Android. Fundadora e autora do Ludii Cards: jogos para comunicar, destinado a Educadores, Terapeutas e Pais.

 

Ruberval Franco Maciel, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS

Doutor em Estudos Linguísticos e Literários de Inglês pela USP, com estágio doutoral no Centre for Globalization and Cultural Studies - Univeristy of Manitoba, como bolsista ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program) - Canadá. Mestre em Linguística Aplicada pela University of Reading - Inglaterra, como bolsista da Fundação Rotary International. Realizou estágio pós-doutoral como pesquisador visitante da Fundação Fulbright no programa de PhD in Urban Education da City University of New York - Estados Unidos e também realizou estágio Pós-doutoral na Universidad Nacional de Jujuy na Argentina. Atualmente é Bolsista Produtividade do CNPq e professor da graduação e Pós-graduação em Letras e da graduação em Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Foi coordenador da Rede Universitária da Rota de Integração Latino Americana - UNIRILA - Brasil, Paraguai, Chile e Argentina). Foi pesquisador visitante da City University of New York e foi pesquisador externo associado do Centro de Globalização e Estudos Culturais da University of Manitoba no Canadá. Foi Presidente da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil-2014-2015). Foi Presidente fundador da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso do Sul (APLIEMS). Foi avaliador oito vezes do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD (MEC) Língua Inglesa. Co-autor do Caderno para a área de Linguagens do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (MEC). Coordena o convênio interinstitucional UEMS/Glendon College-York University - Toronto-Canadá. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada, políticas públicas para o ensino de Línguas, translinguísmo, novos letramentos, multiletramentos, letramento crítico, transculturalidade, formação de professores e políticas de internacionalização

References

BRAZÃO, J. C. C. Afecção e afeto em Spinoza e Daniel Stern: Considerações Clínicas. Ayvu: Revista de Psicologia, v. 4, n. 2, p. 77–95, 2018.

CAMACHO, D. Debates sobre la teoria da la dependencia y la sociologia Latinoamericana. San José, EDUCA, 1979.

DUSSEL, E. Filosofia da libertação: crítica à ideologia da exclusão. São Paulo: Paulus, 1995.

GONZÁLEZ-REY, F. L. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. Trad. Raquel Souza Lobo Guzzo. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005.

HOOKS, b. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Editora Elefante. 2021.

LANDER, E. Ciencias sociales: saberes coloniales y eurocêntricos. In: LANDER, E. (compilador). La Colonialidade Del Saber: eurocentrismo y ciências sociales. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2000.

MALDONADO-TORRES, N. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (org.). El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana – Instituto Pensar, Universidad Central, IESCO, Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 127–167. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctvnp0jr5.23.

MIGNOLO, W.; WALSH, C.; LINERA, A. G. Interculturalidad, descolonización del estado y del conocimiento. 2. ed. Ciudad Autônoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014.

MONTENEGRO, I. Conto e reconto: narrativa simples: volume vermelho. Campo Grande-MS: Ed do autor, 2022.

MOUSINHO, R.; SCHMID, E.; PEREIRA, J.; LYRA, L.; MENDES, L.; NÓBREGA, V. Aquisição e desenvolvimento da linguagem: dificuldades que podem surgir neste percurso. Rev. Psicopedagogia, v. 25, n. 78, p. 297–306, 2008.

NICOLAU, G. C. O.; ASSIS, P. A Decolonização do Autismo a partir do protagonismo Autista. Revista Mundaú, n. 13, p. 63–86, 2003.

PAGLIOSA, F. L.; DA ROS, M. A. O Relatório Flexner: Para o bem e para o mal. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 32, n. 4, p. 492–499, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000400012.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005.

SOLOMON, A. Longe da árvore: pais, filhos e a busca da identidade. São Paulo: Companhia das Letras: 2013.

VYGOTSKY, L. S. Fundamentos de defectologia. In: Obras completas. Tomo cinco. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1997.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

WA THIONG’O, N. Decolonising the Mind: The Politics of Language in African Literature. Woodbridge: James Curry, 1986.

Published

03-12-2024

How to Cite

BARROS, Adriana; OLIVEIRA , Maria; MACIEL, Ruberval Franco. PEOPLE WITH AUTISM FROM THE PERSPECTIVE OF DECOLONIAL APPLIED LINGUISTICS. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 109–126, 2024. DOI: 10.47456/pl.v14i36.44421. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/44421. Acesso em: 5 apr. 2025.