TRANSLINGUANDO A SURDOCEGUEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v14i36.44494

Palavras-chave:

Surdocegueira, Deficiência, Translinguagem

Resumo

RESUMO: A experiência linguístico-sensorial da surdocegueira tem sido descrita como uma deficiência caracterizada por um duplo impedimento sensorial. Neste artigo, objetiva-se discutir sobre as potencialidades linguísticas da experiência da surdocegueira. Para tanto, baseia-se na perspectiva da linguística aplicada indisciplinar e dos estudos da deficiência para explorar elementos identificados em uma pesquisa bibliográfica que selecionou produções acadêmicas e científicas nacionais sobre formas de comunicação utilizadas por pessoas com surdocegueira. Considerando a conjuntura de sistemas linguísticos que permeiam a existência de pessoas surdocegas, bem como a correlação necessária entre alguns deles para o estabelecimento da compreensão e da expressão, argumenta-se que a surdocegueira constitui uma experiência de translinguagem na medida em que suas possibilidades linguístico-sensoriais oferecem amplas condições de exercício da linguagem em suas mais variadas formas.

PALAVRAS-CHAVE: Surdocegueira. Deficiência. Translinguagem.

 

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Biografia do Autor

Veruska Azeredo Valadão Monteiro, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Bacharela em Direito pela Universidade Vila Velha (UVV) e em Letras-Libras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Integra o Círculo de Estudos Indisciplinares com Línguas de Sinais (Ceilis).

Jéssica Corrêa Augusto, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Licenciada em Pedagogia pela Faculdades Integradas São Pedro (FAESA) e bacharela em Letras-Libras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Integra o Círculo de Estudos Indisciplinares com Línguas de Sinais (Ceilis).

Pedro Henrique Witchs, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutor e mestre em Educação, licenciado em Ciências Biológicas. Professor do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atuando como docente no Curso de Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação e como professor permanente da linha de pesquisa em Linguística Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Linguística. Lidera o Círculo de Estudos Indisciplinares com Línguas de Sinais (Ceilis).

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Publicado

03-12-2024

Como Citar

MONTEIRO, Veruska Azeredo Valadão; AUGUSTO, Jéssica Corrêa; WITCHS, Pedro Henrique. TRANSLINGUANDO A SURDOCEGUEIRA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 168–185, 2024. DOI: 10.47456/pl.v14i36.44494. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/44494. Acesso em: 22 dez. 2024.