ESCOLA ÂNGELA DE BRIENZA

ANÁLISE IMAGÉTICA DE UMA ESCOLA PARA SURDOS EM MEADOS DO SÉCULO XX

Autores

  • Eliane Telles de Bruim Vieira Universidade Federal do Espírito Santo
  • José Raimundo Rodrigues Prefeitura Municipal de Vitória, ES
  • Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v14i36.44635

Palavras-chave:

História da educação dos surdos. Práticas pedagógicas. Regularidades. Fotografias.

Resumo

RESUMO: A história da educação de surdos é um campo amplo, com uma sucessão de temáticas que requerem ser investigadas. Entre os temas que merecem relevo estão as práticas pedagógicas na Escola Ângela de Brienza, escola dedicada à educação de surdos localizada em Vitória, Espírito Santo, Brasil. Essa escola foi fundada por volta de 1958, tendo suas atividades encerradas em 1971. O objetivo deste artigo é compreender as implicações geradas pelas práticas pedagógicas propostas no Congresso de Milão (1880) e suas regularidades no Congresso de Paris (1900 – seção dos ouvintes) na educação capixaba de surdos em meados do século XX. Sob a perspectiva de autores do campo dos Estudos Foucaultianos, recorremos aos conceitos de prática para analisar as fotografias e recortes de jornais que mencionam a Escola Ângela de Brienza no período de sua existência. Com base na análise desses documentos, é possível compreender como a regularidade das práticas discursivas e não discursivas dos dois congressos europeus, que aconteceram no final do século XIX, continuaram circulando entre países da Europa e da América, gerando efeitos na educação capixaba de surdos durante o século XX.

PALAVRAS-CHAVE: História da educação dos surdos. Práticas pedagógicas. Regularidades. Fotografias.

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Biografia do Autor

Eliane Telles de Bruim Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora na Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU-ES) e na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Vitória (SEME-PMV).

José Raimundo Rodrigues, Prefeitura Municipal de Vitória, ES

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professor na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Vitória (SEME-PMV)

Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora do Departamento de Línguas e Letras, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes.

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Publicado

03-12-2024

Como Citar

VIEIRA, Eliane Telles de Bruim; RODRIGUES, José Raimundo; VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa. ESCOLA ÂNGELA DE BRIENZA: ANÁLISE IMAGÉTICA DE UMA ESCOLA PARA SURDOS EM MEADOS DO SÉCULO XX. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 56–73, 2024. DOI: 10.47456/pl.v14i36.44635. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/44635. Acesso em: 2 abr. 2025.