ESCOLA ÂNGELA DE BRIENZA

ANÁLISE IMAGÉTICA DE UMA ESCOLA PARA SURDOS EM MEADOS DO SÉCULO XX

Autores/as

  • Eliane Telles de Bruim Vieira Universidade Federal do Espírito Santo
  • José Raimundo Rodrigues Prefeitura Municipal de Vitória, ES
  • Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v14i36.44635

Palabras clave:

História da educação dos surdos. Práticas pedagógicas. Regularidades. Fotografias.

Resumen

RESUMO: A história da educação de surdos é um campo amplo, com uma sucessão de temáticas que requerem ser investigadas. Entre os temas que merecem relevo estão as práticas pedagógicas na Escola Ângela de Brienza, escola dedicada à educação de surdos localizada em Vitória, Espírito Santo, Brasil. Essa escola foi fundada por volta de 1958, tendo suas atividades encerradas em 1971. O objetivo deste artigo é compreender as implicações geradas pelas práticas pedagógicas propostas no Congresso de Milão (1880) e suas regularidades no Congresso de Paris (1900 – seção dos ouvintes) na educação capixaba de surdos em meados do século XX. Sob a perspectiva de autores do campo dos Estudos Foucaultianos, recorremos aos conceitos de prática para analisar as fotografias e recortes de jornais que mencionam a Escola Ângela de Brienza no período de sua existência. Com base na análise desses documentos, é possível compreender como a regularidade das práticas discursivas e não discursivas dos dois congressos europeus, que aconteceram no final do século XIX, continuaram circulando entre países da Europa e da América, gerando efeitos na educação capixaba de surdos durante o século XX.

PALAVRAS-CHAVE: História da educação dos surdos. Práticas pedagógicas. Regularidades. Fotografias.

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Biografía del autor/a

Eliane Telles de Bruim Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora na Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU-ES) e na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Vitória (SEME-PMV).

José Raimundo Rodrigues, Prefeitura Municipal de Vitória, ES

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professor na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Vitória (SEME-PMV)

Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora do Departamento de Línguas e Letras, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes.

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Publicado

03-12-2024

Cómo citar

VIEIRA, Eliane Telles de Bruim; RODRIGUES, José Raimundo; VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa. ESCOLA ÂNGELA DE BRIENZA: ANÁLISE IMAGÉTICA DE UMA ESCOLA PARA SURDOS EM MEADOS DO SÉCULO XX. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 56–73, 2024. DOI: 10.47456/pl.v14i36.44635. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/44635. Acesso em: 5 abr. 2025.