Arquivos - Página 2
-
Revista PERcursos Linguísticos - Dossiê: Linguagem, Comunicação e Cognição
v. 10 n. 26 (2020)Organização: Elena Godoy, Crisbelli Domingos e Patrick Rezende
-
Revista PERcursos Linguísticos - Dossiê: Pibid e RP na formação de professores de letras
v. 11 n. 27 (2021)Organização: Ana Karina de O. Nascimento, Lívia Fortes, Luciana Ferrari e Sérgio Ifa
-
Revista PERcursos Linguísticos
v. 11 n. 28 (2021)v. 11 •n. 28 • 2021 • ISSN: 2236-2592 •
-
Revista PERcursos Linguísticos - Dossiê temático • O texto na pesquisa e no ensino: conhecimentos, práticas e desafios na contemporaneidade
v. 11 n. 29 (2021)Org. Vanda Maria Elias e Rivaldo Capistrano Júnior
-
Revista PERcursos Linguísticos- Dossiê: Discurso e Gramática sob a perspectiva funcionalista
v. 12 n. 30 (2022)Dossiê publicado pela PERcursos Linguísticos e organizado pelas professoras Violeta Virginia Rodrigues (UFRJ), Amanda Heiderich Marchon (UFES), Gesieny Laurett Neves Damasceno (UFES)
-
Revista PERcursos Linguísticos
v. 12 n. 31 (2022) -
PERcursos Linguísticos • Dossiê: Dialogando sobre os aspectos da tradução e interpretação das línguas de sinais
v. 12 n. 32 (2022)Volume temático da Revista PERcursos Linguísticos. Título: Dialogando sobre os aspectos da tradução e interpretação das línguas de sinais
-
Revista PERcursos Linguísticos- Dossiê - Por uma linguística menos eurocêntrica: reflexões, pesquisas e o estado da arte de línguas indígenas
v. 13 n. 33 (2023)Org. Maria Silvia Cintra Martins e Patrick Rezende
-
Revista PERcursos Linguísticos
v. 13 n. 34 (2023) -
Revista PERcursos Linguísticos - Dossiê - Leitura e Formação Humana: reflexões teóricas e aplicadas
v. 13 n. 35 (2023)Organização: Vanda Elias (UNIFESP), Maria da Penha Pereira Lins (UFES) e Guilherme Brambila (UNIFESP).
-
Dossiê temático: Linguística Aplicada e Estudos da Deficiência: aproximações (im)possíveis
v. 14 n. 36 (2024)Os estudos contemporâneos desenvolvidos no âmbito da Linguística Aplicada (LA) não têm medido esforços para considerar as complexas transformações na relação indissociável entre práticas sociais e uso da linguagem. De modo a potencializar as condições de análise de seus objetos de investigação, a LA mobiliza articulações teóricas e metodológicas com diferentes áreas do conhecimento como as Ciências Sociais, as Ciências da Educação, a Psicologia, dentre outras, o que enfatiza a sua natureza transdisciplinar. Destaca-se, entre esses estudos, a compreensão de linguagem como elemento fundamental dos processos de subjetivação, isto é, de produção de subjetividades; como possibilidade de entendimento de si e dos outros (MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2013; PESSOA, 2019; JORDÃO, 2019). Impulsionadas pela perspectiva dos Estudos Decoloniais, algumas pesquisas em LA têm buscado problematizar estruturas coloniais encontradas no Sul Global e que resultam de um processo baseado na matriz colonial de poder (MIGNOLO, 2017). Além de oferecerem elementos para romper com formas de pensamento patriarcais, brancas, europeias, universais, que constroem nossas ontoepistemes (MIGNOLO, 2017; GROSFOGUEL, 2010; MENEZES DE SOUZA, 2019), esses trabalhos também focam temáticas e questões de linguagem relacionadas com grupos historicamente posicionados à margem da sociedade como mulheres, pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, LGBTQIAP+ e suas interseccionalidades. Na esteira dessa perspectiva, este dossiê reuniu trabalhos que apresentam pesquisas ou discussões em LA que tematizam outro grupo marginalizado: as pessoas com deficiência. Os artigos que relacionam a LA e os Disability Studies e focalizam, dentre outros temas possíveis, os modelos de deficiência e subjetividade; práticas sociais e pessoas com deficiência; translinguagem e deficiência; ensino e aprendizagem de línguas com pessoas com deficiência; inclusão escolar; currículo e deficiência; formação de professores, entre outros. A proposta do dossiê destaca-se como uma significativa contribuição para a visibilidade dos estudos sobre deficiência, decolonialidade e linguagem além de contribuir para a identificação, interrogação e a urgente interrupção (MENEZES DE SOUZA, 2019) das colonialidades relacionadas às pessoas com deficiência no Sul Global.