CRENÇAS DE ALUNOS DE INGLÊS SOBRE ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
Abstract
Este trabalho relata uma pesquisa desenvolvida com 25 alunos em um curso de línguas. Por meio de um questionário, a pesquisa investigou as crenças desses alunos em relação à utilização de algumas estratégias e atividades pedagógicas extras, que não são contempladas no livro-texto e não são comumente usadas por professores. Tais estratégias foram inseridas nas atividades do livro-texto e aplicadas durante o desenvolvimento de outra pesquisa que visou à aprendizagem de algumas funções dos marcadores pragmáticos you know e I mean por parte desses alunos (LYRIO, 2009). Os resultados mostram que a grande maioria dos aprendizes achou as estratégias positivas e, principalmente, producentes para o desenvolvimento de suas habilidades orais. Alguns alunos, entretanto, acreditam que tais estratégias prejudicam as aulas e, consequentemente, a aprendizagem de gramática, o que demonstra que, para alguns, ainda prevalece a crença de que aprender uma língua significa aprender gramática. Como as crenças influenciam as decisões e ações das pessoas (PAJARES, 1996), tal fato nos faz refletir sobre a necessidade de conscientização dos alunos a respeito do que significa aprender uma língua estrangeira.
Palavras-Chave: Crenças. Estratégias e Atividades Pedagógicas. Ensino e Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira (ILE).
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